Por luana.benedito

Rio - Nem só de folia e diversão é feito o Carnaval. A data também é sinônimo de descanso e tranquilidade, bem longe da muvuca dos blocos e escolas de samba. E nada melhor do que poder relaxar conhecendo os parques naturais do Estado do Rio. Neles, é possível fazer caminhadas no meio do mato e aproveitar as cachoeiras, piscinas naturais e rios, além de belas paisagens. 

Uma dica é visitar uma das sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com entradas em Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim. Criado em 1939, tem mais de 200 quilômetros de trilhas, além de cachoeiras e piscinas naturais espalhadas pelos três municípios (http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/).

Teresópolis é uma das sedes do Parque Nacional da Serra dos ÓrgãosDivulgação

No Sul Fluminense, o Parque Nacional da Serra da Bocaina, com grande área de Mata Atlântica, em plena Serra do Mar — uma das portas de entrada fica em Paraty. De lá é possível percorrer o Caminho de Mambucaba — a antiga Trilha do Ouro — e aproveitar cachoeiras como Santo Isidro e do Veado (http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/).

Não muito distante de Paraty, o Parque Estadual Cunhambebe, nos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí. A entrada é pela Estrada da Cachoeira, sem número, em Mangaratiba. Entre as atrações, a trilha do Sahy, que também guarda trechos da antiga Estrada Real, entre Minas Gerais e Rio, além de cachoeiras e mirantes.

Em Resende e Itatiaia, o Parque da Pedra Selada — acesso pela Estrada Parque (RJ 163), em Visconde de Mauá. Mas é preciso fôlego, pois o local é ideal para a prática de montanhismo. Entre as atrações, o pico da Pedra Selada e as cachoeiras do Rio Marimbondo e os Poços do Céu e dos Dinossauros.

Já o Parque Estadual da Lagoa do Açu fica entre São João da Barra e Campos dos Goytacazes. Tem 8,2 mil hectares e atrações como a própria Lagoa do Açu e o banhado da Boa Vista. Entrada pela Rua Olavo Saldanha, s/n, Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes.

Na cidade do Rio, a pedida é visitar o Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste, com duas entradas em Jacarepaguá e uma em Realengo. Tem cachoeiras e piscinas naturais, e ponto mais alto da capital, o Pico da Pedra Branca, com 1.024 m (http://www.parquepedrabranca.com/).

Você pode gostar