Por luana.benedito
Romário Guimarães%2C dono do Camarão em PencaDivulgação

Rio - A vida é realmente feita de surpresas. Que o diga Romário Guimarães. Em 2004, junto com um sócio, ele resolveu abrir uma lanchonete, que acabou se transformando no Sociedade do Tempero, um restaurante de comida caseira localizado em Itaipava, Petrópolis.Passados dois anos de atividades, eis que a vida resolveu pregar uma peça.

Durante um almoço, um cliente perguntou se havia algum prato com camarão. Até, então, o cardápio do estabelecimento contemplava receitas triviais, como arroz, feijão, contra-filé e fritas. Para não desapontá-lo, Romário Guimarães argumentou que naquele dia não tinha tal iguaria, mas que no próximo fim de semana estaria à disposição em um dos pratos.

“Fui ao mercado São Pedro, em Niterói, e comprei dois quilos de camarão. Ao chegar em Petrópolis, preparei um risoto, que foi o prato que mais vendido do dia. No fim de semana seguinte, fiz camarão ao catupiry e vendeu muito também. Era melhor mudar a especialidade do restaurante para frutos do mar, com ênfase em camarão”, lembra Romário.

Com um total de 52 lugares, o Camarão em Penca é comandado atualmente pelo próprio Romário, também responsável pela cozinha, e pelos filhos Ramon e Ana Clara, além da esposa Raquel — o antigo sócio deixou o negócio em 2007. No cardápio, doze pratos com camarão, um prato do dia e mais onze de outras especialidades. “Os mais pedidos são o Camarão com Catupiry e o Risoto de Camarão”, entrega ele.

Para a criançada, são três as opções oferecidas pelo Camarão em Penca. O cardápio inclui filé mignon em tiras com arroz, batata palha ou cozida e tomate; filé de frango em tiras com arroz, batata palha ou cozida e tomate; além de espaguete ao sugo ou ao molho de queijo.

Autodidata, Romário aprendeu a cozinhar ajudando a avó, Dona Jovelina, que tinha uma pensão. Antes do restaurante, fazia salgados para festas e almoços e jantares particulares. Já nas horas vagas, recebia os familiares em casa, que o visitavam para experimentar sua comida.

Serviço

Estrada União e Indústria, 12864 - Itaipava, Petrópolis - RJ

Telefone: (24) 2222-0507 e (24) 2222-3905

Terças/quartas/quintas - 12h às 16h

Quintas/sextas/sábados/domingos - 12h às 19h

Segundas - fechado

Você pode gostar