Lary Honaiser, rainha da Tradição, durante aula de samba com passista Thamires MattosLeo Cordeiro/Palmer Assessoria de Comunicação

Rio - Para estrear em grande estilo no Carnaval, a cantora Lary Honaiser, nova rainha de bateria da escola Tradição, está fazendo aulas de samba no pé. A professora escolhida foi Thamires Mattos, uma das mais destacadas passistas da Portela.
Thamirão, como é carinhosamente chamada no mundo do samba, começou sua trajetória aos 9 anos como passista mirim da Tradição. "Eu dou aulas para brasileiras, gringas, aulas on-line. Acho que o samba é contagiante e todo mundo acaba querendo aprender", revela a professora, que além de aulas de samba trabalha como vendedora.
Coordenação motora, postura, resistência e respiração estão entre os "quesitos" trabalhados. "Quando o corpo está em movimento a respiração é outra, ela muda. Ao sambar estamos trabalhando a coordenação entre pés, quadril, perna, braços, mãos. A respiração acelera e precisamos manter a postura. Tudo isso tem que ser devidamente estudado e executado em conjunto na aula", explica Thamirão, que uma vez por semana, durante uma hora e trinta minutos, ensina a nova rainha.
Acostumada com os palcos da vida, Lary fala sobre o desafio. "Eu tenho mais facilidade de cantar, mas assim como sambar requer muito estudo, técnica, dedicação. Eu acho que quando a gente faz o que ama nada é ruim", revela.