Baianas da Portela durante o desfile de 2020. Escola de Madureira vai abrir temporada de ensaios na SapucaíLéo Cordeiro/Divulgação

Rio - O domingo (13) promete ser animado para os amantes do Carnaval. Depois de dois anos sem desfilar, as escolas do Grupo Especial voltam ao Sambódromo para se apresentar ao público. Com isso, a Imperatriz, a São Clemente e a Portela dão o pontapé inicial, às 20h30, para a volta do grande espetáculo na Sapucaí. A entrada é de graça, mas há a possibilidade de lotação no local.
Quem começa a festa é a Imperatriz, fazendo uma homenagem ao carnavalesco Arlindo Rodrigues, bicampeão do Grupo 1A, como era chamada a primeira divisão, em 1980 e 1981 pela escola. O enredo foi pensado pela também carnavalesca Rosa Magalhães, maior campeã dos desfiles na era do Sambódromo com 6 títulos, sendo 5 pela Imperatriz. O diretor de Harmonia, André Bonatte, está honrado em participar deste reencontro com o público.
"Vai ser um ensaio de emoção, de coração e arrebatador. A gente quer celebrar a vida! Esse tem sido o objetivo da Imperatriz, trabalhamos sobre dois pilares: promover a maior abertura de Carnaval de todos os tempos e, se Oxalá permitir, que venha o campeonato. Vai ser uma grande celebração da vida", comentou André.
Para continuar emocionando o público, a São Clemente preparou uma linda homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo, que faleceu vítima de covid-19 em 2021. O samba-enredo "Minha vida é uma peça" traz diversas obras do comediante, além de referências a sua vida pessoal.
"Esse ano, estamos falando de Paulo Gustavo e tivemos que fazer um enredo bombástico. Falar da história desse rapaz é interessante demais. Foi um dos maiores ídolos do Brasil, da comédia... Muito bacana os programas dele e estamos falando sobre todos em que ele trabalhou", contou Renatinho, presidente da São Clemente.
Encerrando o primeiro dia de ensaio técnico, a Portela prepara um enorme espetáculo retratando a simbologia dos baobás, as milenares árvores gigantes nativas da África. A Guerreiros da Águia, primeira torcida organizada do Carnaval carioca, comparecerá no setor 3 para celebrar e apoiar a escola. A presidente Beth Ferreira falou sobre a ansiedade para o evento.
"Estaremos de volta depois de dois anos sem ensaios técnicos. De volta ao setor 3 e de volta à Sapucaí, fazendo aquela grande festa! Ansiedade está a mil e os preparativos estão de vento em popa. A saudade é muito grande, são dois anos longe daquilo que a gente faz de melhor: animar a arquibancada e exaltar nossa escola!"
O intérprete Gilsinho aprovou os preparativos para o desfile e disse que o público pode esperar novidades. "Temos ensaiado bastante na rua também, isso ajuda bastante. Estamos felizes com o resultado de tudo que vem acontecendo com o samba. Tudo funcionando da maneira que a gente esperava. Surpresa eu não posso falar (risos), senão deixa de ser surpresa, mas vem muita coisa boa por aí."
Quem não puder comparecer, o canal "RIO CARNAVAL", no Youtube, transmite todos os ensaios do Grupo Especial, que acontecem nos próximos cinco domingos: dias 13, 20, 27 de março, 3 e 10 de abril. 
Escolas da Série Ouro fazem bonito na Sapucaí
As escolas Em Cima da Hora, Império Serrano e Lins Imperial foram ao Sambódromo, na noite de sábado (12), para realizar seus ensaios técnicos. Durante o evento, o público ficou empolgado e aproveitou bastante a apresentação. Os componentes das agremiações mostraram muita alegria, samba no pé e entoaram os sambas-enredos ao cruzar a Avenida.
Em Cima da Hora apresentou uma reedição do samba-enredo "33 - Destino Dom Pedro II", gravado em 1984, que fala sobre o dia a dia nos trens cariocas. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Johny Matos e Jackeline Gomes, que mostrou uma bonita sintonia e se destacou entre os presentes na Sapucaí.
Em seguida, o Império Serrano chegou na passarela e confirmou o favoritismo para a disputa deste ano. O samba-enredo "Mangangá" homenageia o capoeirista Besouro Mangangá, grande personagem da cultura brasileira. O maior destaque da noite ficou para a bateria comandada pelo mestre Vitinho, que faz sua estreia em 2022. 
Por fim, a Lins Imperial finalizou o evento com uma bonita homenagem ao humorista e cantor Mussum, nascido em Lins de Vasconcelos. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jackson Senhorinho e Manoela Cardoso, chamou atenção pelo entrosamento, o carisma e a elegância. Com esse final, a Série Ouro mostrou que vai ter um ao bem disputado entre as escolas.