Toque de bateria do Salgueiro levantou arquibancada na SapucaíLucas Cardoso / Agência O Dia

Rio - Chegou a hora! O Acadêmicos do Salgueiro foi a escola que provocou a maior empolgação no público do Setor 1 até o momento, neste primeiro dia de desfiles na Marquês de Sapucaí. Com bandeirolas, o público cantou à capela parte do samba-enredo da escola e vibrou com a entrada da rainha Viviane Araújo na Avenida. O primeiro toque da bateria também levantou a arquibancada e o público também vibrou com a primeira apresentação do carro abre-alas e da comissão de frente da escola. 
Com o punho cerrado, o Acadêmicos do Salgueiro retrata as formas de resistência do povo preto brasileiro. Comandada pelo carnavalesco Alex de Souza, a agremiação do Andaraí traz, em "Resistência", a luta da população preta na preservação da própria cultura e fé por meio do orgulho da herança histórica deixada pelos antepassados.
O samba-enredo do Salgueiro é de autoria de Demá Chagas, Pedrinho da Flor, Leonardo Gallo, Zeca do Cavaco, Gladiador e Renato Galante. Em 2020, o Salgueiro garantiu seu lugar no Desfile das Campeãs, na quinta posição da disputa com o "O Rei negro do picadeiro". Com o desfile assinado por Alex de Souza, o samba-enredo "O Rei negro do picadeiro" foi escrito por Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino.