Bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel se prepara para desfileFoto: Lucas Cardoso / Agência O Dia

Rio - Prestes a entrar na Avenida, integrantes da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, terceira escola a desfilar na Sapucaí, neste sábado, falam com felicidade sobre desafio da preparação para o Carnaval. Todos os membros da bateria rasparam a cabeça ou usaram tocas que escondam o cabelo na homenagem a Oxóssi, orixá regente da agremiação.
"A escola falou sobre a necessidade de raspar a cabeça e deram opção para nós mulheres, mas aceitamos raspar por dois motivos: por acreditar no campeonato da Mocidade e por saber que o cabelo vai ser doado", comentou Pilar Chaves. 
No Candomblé, o ritual de raspar a cabeça representa a devoção dos filhos de santo. A devoção representa o desprendimento da vaidade em nome da fé. Segundo Tania Marques, a escolha foi até fácil. "Olhamos uma para a outra e decidimos na hora. Cabelo cresce", comentou.
Ela conta que a fantasia da bateria representa Encena um dos contos que deram origem a história de Oxóssi. 
A Mocidade Independente de Padre Miguel, é a terceira escola a desfilar, já na madrugada deste domingo, 24. A agremiação seis vezes campeã traz o enredo "Batuque ao Caçador", que homenageia o orixá da prosperidade, Oxóssi, que no sincretismo religioso representa São Sebastião. O enredo também é dedicado aos ritmistas da escola.