Uma musa da Portela teve que entrar sozinha na Avenida após o terceiro carro alegórico apresentar problemasThalita Queiroz / O DIA

Rio - Uma musa da Portela teve que entrar sozinha, na noite deste sábado, na Avenida, depois que o terceiro carro alegórico apresentou problemas. O topo do veículo quebrou pouco tempo antes de entrar na Marquês de Sapucaí. Uma parte dele não conseguiu passar pelo viaduto São Sebastião, que corta a Avenida Presidente Vargas, para o desfile da agremiação de Oswaldo Cruz.
Ainda na Presidente Vargas, membros da equipe técnica da escola subiram até o topo do carro alegórico "Pela vastidão da Savana". A alegoria representa o local onde estão os Baobás, tema do enredo da escola. 
Com o enredo "Igi Osè Baobá", assinado pelos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage, a Águia vai levar à Marquês de Sapucaí uma caminhada histórica pelos frutos da África no Brasil, como o Maracatu, o Maculelê e muitos outros.
A Portela vai mostrar toda a sacralidade do baobá, que representa um dos alicerces culturais africanos. Para os Iorubás, a árvore ancestral demonstra a existência entre o mundo material e imaterial. Já no Candomblé, o baobá é considerado a árvore da vida.