Rio - O Carnaval conhecerá as campeãs do Grupo Especial e da Série Ouro nesta terça-feira (26). A apuração do Grupo Especial será na Praça da Apoteose a partir das 16h, em seguida é a vez do Grupo de Acesso. O evento será transmitido pela TV Globo. O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, comandará a cerimônia e fará a leitura das notas pelo 30º ano consecutivo. Em seguida, convidará os integrantes da mesa para dar início à abertura dos envelopes.
fotogaleria
As arquibancadas populares dos Setores 12 e 13, na Praça da Apoteose serão abertas ao público. O acesso à pista só será permitido a credenciados. Ao final da cerimônia, os presidentes das seis primeiras colocadas receberão os troféus.
Os quesitos julgados são os seguintes: bateria, samba-enredo, harmonia, enredo, alegorias e adereços, evolução, fantasias, comissão de frente, e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
No total, são 45 julgadores, cinco para cada quesito em julgamento. Os jurados foram distribuídos por sorteio em cinco cabines espalhadas ao longo da Avenida. Em cada cabine estavam nove julgadores, um de cada cada quesito.
O segundo dia dos desfiles teve a atual vice-campeã Acadêmicos do Grande Rio e a Unidos de Vila Isabel como principais destaques. Com apresentações impecáveis, as duas escolas se candidataram ao título. Viradouro e Beija-Flor são as principais favoritas do primeiro dia a disputar o campeonato.
Na Série Ouro, as favoritas para retornarem à elite do Carnaval carioca são União da Ilha e Império Serrano. A campeã do Grupo de Acesso vai para o Especial. As duas últimas, descem para a Série Prata, que desfila na Intendente Magalhães. As campeãs da primeira e segunda noite dos desfiles da Série Prata, ascenderão à Série Ouro da Liga-RJ, nos desfiles do Carnaval 2023, que continuarão com 15 escolas.
Uma das novidades deste ano é a divulgação das justificativas das notas diferentes de 10 dois dias após a Apuração. As explicações estarão no site oficial da LIESA, o LiesaNet. Cada julgador concede a cada escola de samba notas de 9 a 10 pontos. A nota mais alta e a mais baixa dentre as cinco de cada quesito são descartadas, valem as três notas intermediárias.
As seis primeiras colocadas retornam à Sapucaí no próximo sábado para o Desfile das Campeãs. A 12ª colocada desfilará na Série Ouro (Grupo de Acesso) da Liga-RJ, no Carnaval de 2023, em fevereiro próximo. Já a campeã da Série Ouro, do Grupo de Acesso, volta ao Grupo Especial no ano que vem.
No Grupo de Acesso, são quatro jurados para cada um dos nove quesitos. Das quatro notas concedidas por quesito a cada escola, são consideradas válidas apenas as três maiores, a menor é descartada.
Sorteio
Momentos antes da apuração, na sede da Liesa, com a presença de todos os presidentes das agremiações, Jorge Perlingeiro fará um sorteio para estabelecer a ordem de leitura dos quesitos, envelope por envelope. O último quesito sorteado será o primeiro a ser usado para fazer o desempate entre duas ou mais agremiações que obtiveram a mesma pontuação.
Sábado das Campeãs
A partir desta segunda-feira, é possível comprar ingressos de frisas, arquibancadas especiais e cadeiras individuais para os desfiles do Sábado das Campeãs, em 30 de abril. Interessados devem procurar a Central Liesa de Atendimento e Vendas (Rua da Alfândega, 25 – lojas A, B e C). Participam do desfile no próximo sábado as seis melhores colocadas do Grupo Especial. A sexta colocada abre a noite às 21h30.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.