Mãe Meninazinha de Oxum será a homenageada da Unidos da Ponte no Carnaval 2023Divulgação / Unidos da Ponte

Rio - A Unidos da Ponte divulgou, nesta sexta-feira (15), seu enredo para o Carnaval 2023. "Liberte nosso sagrado: o legado ancestral de Mãe Meninazinha de Oxum" será o tema que a escola de São João de Meriti levará para a Sapucaí. A história conta a saga de uma das mais importantes Iyalorixás do Brasil contra o racismo religioso. A narrativa celebra também a ligação da mãe de santo com a cidade sede da escola.
O enredo desenvolvido pelos carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz, com a participação do pesquisador Tiago Freitas, contará a luta de três décadas de Mãe Meninazinha, para libertar a coleção de objetos sagrados que estava em poder do Museu da Polícia Civil. O material foi transferido para o Museu da República, depois de uma campanha liderada por ela e várias lideranças religiosas de matriz africana.
Antes dela, sua avó materna e mãe de santo, Iyá Davina de Omolu, já falava sobre a importância de libertar aqueles objetos sagrados apreendidos em batidas policiais, ocorridas durante o período do final do império até a Era Vargas.
"O Nosso Sagrado agora está em um lugar digno, sendo cuidado e tratado com respeito. O nosso próximo passo é organizar uma exposição no museu, a partir de nossa visão, além de criar um programa educativo para que as crianças sejam educadas sem preconceitos e mentiras a respeito do nosso povo", disse a homenageada, que recebeu os carnavalescos da escola na casa Ilê Omolu Oxum, em São João de Meriti.
Mãe Nilce de Iansã, sobrinha de Mãe Meninazinha, que é coordenadora dos projetos sociais do terreiro e da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), reiterou a importância de se preservar a memória e a cultura das comunidades tradicionais de terreiro.
"Nós aprendemos desde muito cedo aqui no Ilê Omolu Oxum a preservar e cuidar da memória herdada de nossos ancestrais, pois temos aqui o Museu Memorial Iyá Davina, fundado em 1997, com objetos sagrados de nossa linhagem de axé, que datam desde o Século XIX e remontam a história do candomblé no Rio de Janeiro", afirmou.
Ordem definida
No último dia 5 de julho, a Liga-RJ sorteou a ordem dos desfiles da Série Ouro, que acontecem na Marquês de Sapucaí nos dias 17 e 18 de fevereiro. A Unidos da Ponte será a segunda escola a desfilar no sábado de Carnaval, dia 18. Confira a ordem dos desfiles:
Sexta-feira, 17 de fevereiro

Arranco
Lins Imperial
Vigário Geral
Estácio de Sá
Unidos de Padre Miguel
Acadêmicos do Sossego
São Clemente
Sábado, 18 de fevereiro

União de Jacarepaguá
Unidos da Ponte
Unidos de Bangu
Em Cima da Hora
Porto da Pedra
União da Ilha
Império da Tijuca
Inocentes de Belford Roxo