Fafá de Belém se apresenta no São João da ThayLeo Franco e Natália Rampinelli/ AgNews

São Luís - Fafá de Belém, de 67 anos, voltou a falar sobre as críticas que fez recentemente à organização do Rock in Rio. Em abril, a cantora lamentou a ausência de artistas do Norte e Nordeste no evento que ocorrerá no Rio de Janeiro, em setembro.


"Para mim, é sempre muito violento quando não olham para a gente e quando nós somos usados como peças decorativas. Então, quando eu vi um dia de Brasil sem a Amazônia, sem o Norte e com apenas três artistas do Nordeste... Isso não existe", comentou Fafá, que se apresentou no segundo dia do São João da Thay, neste sábado (8), em São Luís, no Maranhão.

Segundo a cantora, a sua manifestação fez efeito. "O resultado é que teremos artistas lá e eu espero que outros festivais também tenham. Que olhem para a gente não como uma coisa folclórica, local e exótica. Olhem para a nossa cultura como uma cultura que é o chão do Brasil", acrescentou.

Entenda o caso

Em abril, após a divulgação das atrações do Rock in Rio, Fafá de Belém utilizou as redes sociais para criticar a ausência de artistas da região Norte no "Dia do Brasil", ação do festival que vai homenagear a música nacional em um dia do evento. A cantora protestou contra a falta de representatividade de ritmos amazônicos, como o tecnobrega, carimbó e guitarrada, que foram deixados de lado na programação.
* A repórter viajou a convite da organização do evento