Sarah Michelle Geller em cena do filme 'Veronika Decide Morrer', inspirado no livro homônimo de Paulo Coelho - Divulgação
Sarah Michelle Geller em cena do filme 'Veronika Decide Morrer', inspirado no livro homônimo de Paulo CoelhoDivulgação
Por TÁBATA UCHÔA
Rio - Uma decisão da Netflix chamou atenção esta semana. A empresa decidiu cortar a cena de suicídio da personagem Hannah Baker (Katherine Langford) da primeira temporada da série "13 Reasons Why", dois anos após a estreia.

Na trama, Hannah sofre bullying dos colegas de escola, desenvolve um quadro depressivo e acaba tirando a própria vida.

A depressão já é considerada pela Organização Mundial de Saúde como o "Mal do Século" e precisa ser discutida. A literatura é uma das formas de abordar e conscientizar sobre o tema. Por isso, indicamos alguns livros esclarecedores sobre saúde mental, ansiedade e depressão.

A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath. Ed. Biblioteca Azul - Único romance da escritora Sylvia Plath, que sofria de depressão, A Redoma de Vidro, de 1963, mostra através da personagem Esther Greenwood a apatia de quem convive com a doença. Talentosa, a jovem Esther consegue um estágio dos sonhos em uma famosa revista de moda, mas não consegue se sentir realizada. O livro também mostra a forma violenta e estigmatizada como a depressão era tratada na época. Sylvia Plath se matou semanas após a publicação de A Redoma de Vidro.

Uma História Meio que Engraçada, de Ned Vizzini. Ed. Leya - Com uma pegada bem mais leve e jovem, o livro "Uma História Meio Que Engraçada" deu origem ao filme "Se Enlouquecer Não Se Apaixone". Clássico da literatura jovem adulto, o livro lançado em 2007 conta a história de um adolescente de 15 anos que, por conta das pressões do colégio, começa a ter pensamentos suicidas e se interna em um hospital psiquiátrico. O livro surgiu após a experiência do próprio autor em um hospital deste tipo. Após anos de luta contra a depressão, o autor Ned Vizzini cometeu suicídio em 2013.


Veronika Decide Morrer, de Paulo Coelho. Ed. Sextante - Publicado em 1998, Veronika Decide Morrer se tornou filme, com Sarah Michelle Geller como personagem principal, em 2009. O livro conta a história de uma jovem de 24 anos que não encontra mais sentido na vida, em continuar vivendo dia após dia sem um objetivo, sem que nada a empolgue. Ela decide se matar, mas sua tentativa não dá certo e ela acorda em uma clínica psiquiátrica. A partir de então acompanhamos o tratamento de Veronika e alguns outros pacientes do local. 
Garota Interrompida, de Susanna Kaysen. Ed. Única - O livro é baseado na história da própria autora, que passou por uma clínica psiquiátrica após ter sido diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe. O livro deu origem ao filme de mesmo nome, estrelado por Angelina Jolie e Winona Ryder.
Publicidade
Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven. Ed. Seguinte - Mais um livro voltado para jovens adultos sobre o tema, Por Lugares Incríveis conta a história de dois adolescentes que pretendem acabar com a própria vida mas acabam ficando amigos e encontrando apoio um no outro. A Netflix comprou os direitos do livro, que vai virar filme com Elle Fanning no elenco.