'Mal do Século', depressão é tema recorrente na literatura

Confira lista de livros que falam sobre saúde mental, ansiedade e depressão

Por TÁBATA UCHÔA

Sarah Michelle Geller em cena do filme 'Veronika Decide Morrer', inspirado no livro homônimo de Paulo Coelho
Sarah Michelle Geller em cena do filme 'Veronika Decide Morrer', inspirado no livro homônimo de Paulo Coelho -
Rio - Uma decisão da Netflix chamou atenção esta semana. A empresa decidiu cortar a cena de suicídio da personagem Hannah Baker (Katherine Langford) da primeira temporada da série "13 Reasons Why", dois anos após a estreia.

Na trama, Hannah sofre bullying dos colegas de escola, desenvolve um quadro depressivo e acaba tirando a própria vida.

A depressão já é considerada pela Organização Mundial de Saúde como o "Mal do Século" e precisa ser discutida. A literatura é uma das formas de abordar e conscientizar sobre o tema. Por isso, indicamos alguns livros esclarecedores sobre saúde mental, ansiedade e depressão.

A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath. Ed. Biblioteca Azul - Único romance da escritora Sylvia Plath, que sofria de depressão, A Redoma de Vidro, de 1963, mostra através da personagem Esther Greenwood a apatia de quem convive com a doença. Talentosa, a jovem Esther consegue um estágio dos sonhos em uma famosa revista de moda, mas não consegue se sentir realizada. O livro também mostra a forma violenta e estigmatizada como a depressão era tratada na época. Sylvia Plath se matou semanas após a publicação de A Redoma de Vidro.

Uma História Meio que Engraçada, de Ned Vizzini. Ed. Leya - Com uma pegada bem mais leve e jovem, o livro "Uma História Meio Que Engraçada" deu origem ao filme "Se Enlouquecer Não Se Apaixone". Clássico da literatura jovem adulto, o livro lançado em 2007 conta a história de um adolescente de 15 anos que, por conta das pressões do colégio, começa a ter pensamentos suicidas e se interna em um hospital psiquiátrico. O livro surgiu após a experiência do próprio autor em um hospital deste tipo. Após anos de luta contra a depressão, o autor Ned Vizzini cometeu suicídio em 2013.


Veronika Decide Morrer, de Paulo Coelho. Ed. Sextante - Publicado em 1998, Veronika Decide Morrer se tornou filme, com Sarah Michelle Geller como personagem principal, em 2009. O livro conta a história de uma jovem de 24 anos que não encontra mais sentido na vida, em continuar vivendo dia após dia sem um objetivo, sem que nada a empolgue. Ela decide se matar, mas sua tentativa não dá certo e ela acorda em uma clínica psiquiátrica. A partir de então acompanhamos o tratamento de Veronika e alguns outros pacientes do local. 
Garota Interrompida, de Susanna Kaysen. Ed. Única - O livro é baseado na história da própria autora, que passou por uma clínica psiquiátrica após ter sido diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe. O livro deu origem ao filme de mesmo nome, estrelado por Angelina Jolie e Winona Ryder.
Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven. Ed. Seguinte - Mais um livro voltado para jovens adultos sobre o tema, Por Lugares Incríveis conta a história de dois adolescentes que pretendem acabar com a própria vida mas acabam ficando amigos e encontrando apoio um no outro. A Netflix comprou os direitos do livro, que vai virar filme com Elle Fanning no elenco. 

Comentários