Explicando melhor, a dermatologista e tricologista Joana D`arc Diniz, diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), informa que o ácido hialurônico é uma molécula cuja principal função é a retenção de água, gerando benefícios como hidratação, estímulo de colágeno, preenchimento e regeneração da pele.
- O resultado é uma pele mais firme, saudável, iluminada e viçosa. Já nos cabelos, atua na fibra capilar, gerando resultado na regeneração dos fios e combatendo o ressecamento. A aparência é um cabelo mais saudável e hidratado – explica a especialista.
E justamente por nutrir e reparar a fibra capilar, o cabelo ganha um aspecto mais leve e resistente, sem frizz e as temidas pontas duplas. Por isso, quem tem fios muito fragilizados ou danificados por excesso de química, secador, chapinha, escova ou babyliss pode se beneficiar muito com um tratamento a base de ácido hialurônico nas madeixas.
Os cremes finalizadores ou leave-in com ácido hialurônico devem ser aplicados do comprimento até as pontas, em cabelos úmidos e sem enxaguar, depois da limpeza com shampoo e a hidratação do condicionador. Aposte nesse trio!
Além disso, outro tratamento indicado é a hidratação semanal com máscara que contenha ácido hialurônico e bruma capilar (borrifador), para reduzir o frizz capilar. Para estimular ainda mais os benefícios, combine o ácido hialurônico com outros ativos hidratantes e reparadores como vitamina B5 e queratina. Além de uma suplementação de dentro para fora, o componente químico vai atuar também na pele.
Como funciona o tratamento direto do ácido hialurônico nos cabelos
A especialista explica que existem vários tipos de ácido hialurônico na indústria farmacêutica. De acordo com a Dra. Joana, o que muda é o peso molecular, ou seja, o tamanho dessa partícula. A diferença entre os pesos moleculares trata todas as camadas da haste capilar, desde o córtex até a cutícula (camada mais externa).
- Dependendo do produto a base de ácido hialurônico, consegue-se a permeação na haste capilar, que é a penetração com objetivo de melhorar a espessura e integridade da fibra capilar, além da formação de filme sobre o fio, selando cutículas, reparando pontas duplas, melhorando a aparência do fio, mas também o brilho e textura do s cabelos - ressalta.