Aprenda a tratar as pontas duplas
Aprenda a tratar as pontas duplasDivulgação
Por O Dia
As pontas duplas são as inimigas dos nossos cabelos. Além de comprometer a aparência dos fios, deixando com aspecto de “palha”, elas tornam as madeixas mais frágeis e propensas à quebra. Entenda como prevenir esse problema e manter seu cabelo bonito e saudável! A tricologista Viviane Coutinho deixou dicas para ajudar a resolver esse problema. Confiram!

Como surgem as pontas duplas?

As pontas duplas podem ter várias origens: uso do secador, chapinha, babyliss, alisamentos, aplicação de tinturas, lavar o cabelo com água muito quente, entre outras situações onde os fios ficam expostos sem nenhum tipo de proteção. O problema é super comum, mas os cabelos cacheados costumam apresentar pontas duplas mais visíveis. Isso acontece por conta do formato em espiral dos fios. Assim, é mais difícil que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue às pontas, deixando-as mais ressecadas e quebradiças.

Como solucionar o problema?

É difícil evitar que pelo menos alguma ponta dupla surja no cabelo, mas existem cuidados práticos que podem evitar que o problema se torne maior. Quando os fios estão extremamente danificados, é difícil conseguir recuperá-los. Nesses casos, o mais indicado é cortar a parte dos cabelos que foi afetada. Para quem não quer mexer no comprimento, existe, além do corte comum, o corte terapêutico. Ele elimina pontas duplas sem alterar o tamanho das madeixas. Mas o corte não é a única solução para as pontas duplas.

A falta de umidade dos fios resulta na aparência seca do cabelo e no surgimento das pontas duplas. Por isso, é importante investir em máscaras potentes de hidratação e nutrição, que podem ser aplicadas uma vez por semana ou a cada quinze dias. Tratamentos específicos são fundamentais para devolver a saúde capilar. Um cronograma que envolve reposição hídrica, lipídica e proteica, pode devolver o brilho e a resistência do cabelo. Antes de ligar o secador ou a prancha, aplique um protetor em toda a extensão dos fios. O calor excessivo emitido por esses aparelhos causa um desgaste desnecessário nos fios, que pode ser evitado com um simples produtinho. Esse hábito pode diminuir o número de pontas duplas e ainda ajudar quem sofre com frizz.