Artista sempre sai bem na foto? Quais as curiosidades sobre fotos de famosos?
Muitos artistas já têm o dom da fotografia. Por incrível que pareça, às vezes eu encontro dificuldades com alguns atores. Eles sabem atuar, mas nem todos sabem fotografar. Alguns não estão acostumados a fotografar. Eu tenho que pedir uma pose diferente, indicar posicionamento de rosto, postura, como se colocar na frente de uma câmera para a foto ficar bem bacana. Já trabalhei com artistas que, quando eu liguei a câmera, achei que a foto seria fácil. A pessoa era bem bonita, mas na hora de pedir um sorriso, ficava travada, sem saber como fazer. Aos poucos fui entendendo e conhecendo cada um. Por isso, antes de começar a fazer as fotos, sempre tento me aproximar e criar intimidade para que a pessoa saiba que eu estou ali para fazer um bom trabalho e não para criticar. Eu vou brincando e deixando a pessoa à vontade. Meu diferencial é que trabalhei 10 anos como modelo então eu sei como é estar do outro lado e como ensinar o posicionamento por trás da câmera.
Muitos famosos se comportam como gente comum. Eu trato todos iguais, independente de quem esteja na frente da minha câmera. O artista sempre vai gostar de trabalhar com uma pessoa que vai fotografá-lo e tratá-lo como uma pessoa comum e não como um artista. Eu sempre faço. Trato como uma pessoa comum e sempre busco conversar. Hoje graças a Deus as pessoas já conhecem meu trabalho e o clima fica leve. Eu sou bem palhaço e brincalhão, o ambiente fica divertido e as fotos vão fluindo.
Qualquer um pode fazer uma foto de artista sim, claro! O diferencial nas minhas fotos é que eu busco sempre o melhor de cada pessoa. Eu não clico só por clicar. Na primeira conversa eu já estou reparando o melhor ângulo e o que pode ser aproveitado da pessoa. Já observo como desenvolver o ensaio e percebo como melhorar e valorizar a pessoa. Então, se a pessoa é um artista ou não, se ela está com uma roupa legal, uma boa maquiagem, um bom cabelo, uma boa produção, ela pode parecer um artista e fazer uma foto com qualidade.
Qualquer espaço pode ser um bom lugar para fotografar. Tudo é questão de ângulo, posicionamento, do ambiente e da proposta da foto. Eu costumo fotografar na rua, em casas, hotéis, estúdios, tudo vai depender do que eu quero passar na foto e naquele ensaio. Mas o fundamental é ter uma boa luz. Uma luz boa vai valorizar a pessoa a ser fotografada e também o meu trabalho. Antes de começar, eu costumo deitar no chão, buscar o melhor ângulo e evito clicar à toa. Quanto mais iluminado e bem decorado o ambiente, mais bonita vai ser a foto. Se quiser um estilo mais “street” pode ser um local aberto e também dá para explorar cada cantinho. Vai depender da proposta. Se você quiser uma foto mais “culta”, uma casa, um hotel, um escritório, aí você terá uma foto rica.
A base da fotografia é a luz. Se você não tiver uma boa luz não terá uma boa foto. Eu investi em equipamento, tenho uma boa luz artificial. Para quem gosta de fazer fotos vale a pena investir. Existem equipamentos mais acessíveis e populares, então eu indico comprar um equipamento, um rebatedor, um flash, etc. Mas basicamente é preciso ter uma boa iluminação para ter uma foto com excelente qualidade.