Fique bastante atenta aos benefícios e desvantagens do frio para a beleza e a saúdeDivulgação

Por O Dia
Rio - O frio engorda? A pele resseca? O inverno chegou e com ele a nossa rotina de cuidados com a beleza muda. Mas não dá para relaxar! Conversamos com a dermatologista Gina Matzenbacher e a nutróloga Nívea Bordin Chacur, da Clínica Leger, para entender os mitos e verdades sobre como manter o corpo e a saúde em dia nesta estação. Confira as dicas das especialistas.
É comum sentir mais fome nos dias frios — Verdade.
Publicidade
Você certamente já se perguntou por que a gula parece vir com tudo no inverno. Em temperaturas baixas, nosso metabolismo tem como tendência ficar mais acelerado. Com isso, é gerado mais calor na tentativa de aquecer o nosso corpo e, por consequência, o gasto calórico é maior, assim como a necessidade de se ingerir mais calorias. No frio, a sensação de prazer é muito maior quando ingerimos alimentos quentes.
Se exercitar no inverno ajuda a emagrecer — Verdade.
Publicidade
É normal bater aquela preguiça só de pensar em sair da cama nos dias mais frios, mas para quem quer emagrecer, essa pode ser a época ideal para dar início ao projeto verão. Isso porque no inverno o metabolismo do corpo acelera, pela necessidade de produzir mais calor, ativando mecanismos naturais que promovem a queima de gorduras.
É a melhor época para fazer cirurgia plástica e tratamentos estéticos — Verdade.
Publicidade
Você sabia que é neste período que as clínicas de cirurgia plástica e estética apresentam um aumento de cerca de 40% no movimento? E isso tem explicação. A tendência é que as pessoas passem mais tempo em casa e se exponham menos ao sol, o que torna o pós-operatório muito mais agradável. As cirurgias nos seios e abdômen, por exemplo, exigem o uso da cinta durante dias ou até mesmo meses, o que pode incomodar nos dias quentes de verão. Os tratamentos como laser ou um peeling também são recomendados nessa época, uma vez que o sol é inimigo da cicatrização e prejudica a recuperação da pele.
Pode dispensar o protetor solar no inverno — Mito.
Publicidade
O sol pode até não estar brilhando tão intensamente quanto durante os dias quentes de verão, mas isso não pode servir de desculpa para você abrir mão dos cuidados com a pele. Usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, continua sendo a recomendação dos especialistas. O protetor solar, com fator de proteção 30, tem que ser aplicado em todas as estações do ano, com chuva ou sol. As radiciações UV estão presentes em qualquer momento do ano.
Pele ressecada é mais comum em baixas temperaturas — Verdade.
Publicidade
A queda na umidade relativa do ar aliada às alterações na temperatura comprometem a hidratação da pele nessa época do ano. É preciso um cuidado redobrado, pois é muito comum, além do ressecamento, rachaduras nos lábios e pés. O ideal é usar produtos para uma pele mais sensível e fragilizada, substituir o sabonete em barra pelo líquido, que já tem um hidratante na composição.
No frio temos um hábito não muito saudável de aumentar a temperatura do chuveiro, com isso temos ressecamento da pele e maior produção de oleosidade no couro cabeludo, o que pode gerar até a queda capilar.
Publicidade
É a melhor estação do ano para tratamentos de varizes — Verdade.
É a melhor época para tratar as varizes e os "vasinhos". Durante os meses de junho a setembro, as temperaturas são mais amenas e as pernas podem ficar mais protegidas do sol durante o tratamento.
Publicidade
 
Duas dicas para cuidar da tatuagem no inverno
Publicidade
O Yurgan Barret compartilhou 3 dicas para você inserir em sua rotina e preservar a beleza e qualidade da sua tattoo.
1 - Use sempre protetor solar - Sabe aquele Sol que parece inofensivo dos dias frios de céu azul ou nublado? Ele pode comprometer a qualidade da pigmentação da tattoo!
Publicidade
2 - Use hidratante - Hidrate a pele após cada banho. Mesmo as peles mais oleosas precisam de hidratação. Faça a manutenção do seu hidratante e protetor solar ao longo do dia. Fique atento ao aspecto esbranquiçado e sem brilho da pele - um forte sinal de ressecamento.
Publicidade
BELEZA DA ALMA
"Quem elegeu a busca não pode recusar a travessia"  (Guimarães Rosa)
Publicidade