Saladas servidas em bolws pequenos são opções saudáveis e saborosasReprodução internet
Aproveitando o calor, invista em entradas refrescantes: barquinhas feitas com pão de forma integral e torradas e recheios magros como patê gelado de atum com creme de ricota e cebolinha, frango com requeijão ou guacamole. Também vale apostar em saladas servidas em bowls, feitas com mix de folhas, azeitona, palmito, castanhas picadas e croutons. Ricas em fibras, essas opções de entrada ajudam a saciar a fome e a controlar as porções consumidas do prato principal.
Os assados são a atração principal. Aves como peru e chester são ótimas opções. Para não exceder nas calorias, a dica é não consumir a pele. O lombo suíno, acompanhado de um molho de laranja, maracujá ou damasco, também é uma sugestão nutritiva para o prato principal da ceia. Uma alternativa é o bacalhau assado, servido com batatas, pimentões e azeitonas. Se preferir comer o tender ou pernil, que são um pouco mais calóricos, modere na quantidade, mas não deixe de aproveitar a ceia.
Os acompanhamentos também são adaptáveis. A farofa, por exemplo, pode ser feita sem bacon e uma parte da farinha pode ser substituída por aveia em flocos. Acrescentar vegetais como cenoura ralada ou alho poró e ovos cozidos bem cortadinhos deixam a farofa mais nutritiva, rica em fibras e proteínas. Para a maionese, a dica é não exagerar na quantidade de batata e acrescentar mais vegetais como vagem e cenoura. Por fim, sempre vale servir uma salada colorida, arroz branco ou batatas assadas com alecrim e azeite.
É possível reduzir algumas calorias nas sobremesas, trocando alguns ingredientes. O pudim pode ser preparado com leite condensado light e leite semidesnatado, ao invés das versões tradicional e integral. O mousse feito com a fruta e iogurte semidesnatado dispensa o creme de leite. Já o pavê pode ser feito à base de biscoitos integrais, leite semidesnatado e iogurte, além de apostar nas frutas, ao invés das industrializadas em calda para colocar à disposição na mesa de sobremesa. Gosta de bolo ou biscoito natalino? Aposte na farinha de trigo integral, aveia em flocos e açúcar mascavo substituindo a farinha de trigo e o açúcar refinados na hora de fazer essas preparações tradicionais da época.
Substitua o refrigerante por drinks sem álcool refrescantes, como água com gás misturada com limão ou maçã verde, sucos de fruta misturados com chás, suco natural ou água de coco batida com frutas vermelhas. Modere na ingestão de bebida alcoólica: uma taça de vinho ou espumante para brindar é o suficiente para selar a noite! Para Bruna Nogueira, essas receitas vão fazer você se deliciar sem ficar com peso na consciência. "Estas diversas sugestões comprovam que é possível adaptar os pratos tradicionais substituindo ou adicionando ingredientes que deixam a preparação mais nutritiva, sem perder o sabor".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.