Projeto de coleta seletiva em Xerém - Divulgação
Projeto de coleta seletiva em XerémDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Uma iniciativade sustentabilidade em Xerém,distritode Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No próximo dia 7 de agosto, às 10h, serão inaugurados oficialmente três pontos de
coleta de resíduos do projeto Vila Limpa, no Bairro de Santo Antônio da Serra, em Xerém. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Sinal do Vale.
Iniciativa é do Instituto Sinal do Vale, que fica em Duque de Caxias - Divulgação
Publicidade
Como parte do projeto foi feito um diagnóstico e um mapeamento da situação atual de gestão de resíduos em Santo Antônio da Serra. Estima-se que são produzidos cerca de 1,5 quilos de lixo por dia por pessoa no bairro que conta com aproximadamente 9 mil habitantes. Isso significa que, ao todo, são cerca de 98 toneladas de lixo por semana, quase 400 toneladas por mês. A capacidade de coleta atualmente na comunidade é de somente 48% do total produzido. O restante acaba sendo queimado
ou descartado de forma inapropriada nas ruas, rios ou florestas.
Em parceria com o Aterro Metropolitano Jardim Gramacho, foi analisado o resíduo produzido no bairro e identificado que pelo menos 25% de tudo que é produzido é reciclável. Somente 75% seria destinado ao descarte. No total, o bairro tem um potencial para coleta seletiva aproximado de 105 toneladas de resíduos recicláveis por mês.
Publicidade
Bairro tem potencial para coleta seletiva - Divulgação
Além disso, foi identificado que para atender toda a demanda do bairro de limpeza seriam necessários 15 pontos de coleta, enquanto até o momento existem somente oito pontos. No projeto piloto, três destes foram reconstruídos com material reciclável e impermeável, com um design moderno que facilita a contenção e a coleta.
Publicidade
Como parte da pesquisa qualitativa feita pelo projeto verificou-se que os moradores do bairro estão abertos a separação do lixo caso a coleta seletiva seja implantada. O Vila Limpa promove também o engajamento civil convocando a população para a participação em mutirões e limpezas de grotas e riachos contaminados pelo lixo que é descartado de forma descuidada.