Comércio em Duque de Caxias vai funcionar normalmente durante feriado

Lojas estão autorizadas desde que sigam regras de higiene

Por O Dia

Movimento no Calçadão de Duque de Caxias na tarde desta terça-feira
Movimento no Calçadão de Duque de Caxias na tarde desta terça-feira -
Duque de Caxias - O comércio em Duque de Caxias vai funcionar normalmente nesta quinta-feira, 11, feriado de Corpus Christi. De acordo com comunicado da administração municipal, todos os estabelecimentos da cidade da Baixada Fluminense poderão funcionar, desde que cumpram as determinações do decreto municipal e respectivas obrigatoriedades. A medida beneficia também a indústria e os prestadores de serviço.
O Decreto Municipal n.7.596, publicado na última segunda-feira, 8, autoriza a abertura dos estabelecimentos com segurança para os funcionários e clientes. O documento também proíbe aglomerações e limita o número de clientes nas lojas. Para cumprir as medidas de segurança de prevenção e enfrentamento ao covid-19, durante a flexibilização do isolamento social, o comércio tem que oferecer álcool gel ou líquido 70% para os empregados e clientes que também são obrigados a usar máscara de proteção facial, além de limitar o número de pessoas no interior das lojas. As medidas de prevenção e enfrentamento determinadas pelas autoridades de saúde valem até o dia 30/06.

Continuam suspensas atividades como cinemas, teatro, piscinas, clubes e eventos coletivos que possam causar aglomerações. Para funcionar, as academias e centros de ginástica deverão higienizar seus equipamentos a cada troca de usuário. Nos supermercados e lojas que usam carrinhos de compras um funcionário deverá ficar na entrada com material de higiene para limpeza das mãos dos clientes e equipamentos.

Para fiscalizar o cumprimentos da normas estabelecidas pelas autoridades de saúde, haverá uma força tarefa com agentes e fiscais tributário, de transporte e serviços públicos, saúde e vigilância sanitária, que contam com apoio da guarda municipal, da defesa civil e de agentes do Programa Segurança Presente. O trabalho diário de prevenção ao coronavírus em Duque de Caxias conta também com voluntários do Processo Apell, da Associação das Empresas de Campos Elíseos (Assecampe).

Comentários