Apesar dos apelos feitos aos moradores, em algumas regiões, durante o serviço de limpeza dos rios, canais e córregos, as máquinas da prefeitura retiram grande quantidade de lixo, com troncos de árvores, colchões, sofás, fogões e até geladeiras, além de garrafas Pet. Durante as últimas chuvas, algumas regiões em Xerém e Imbariê foram afetadas, deixando famílias desabrigadas e uma pessoa morta.
“Voltamos a pedir o apoio dos moradores de Duque de Caxias para que não joguem lixo nos rios e canais. O lixo, além de contribuir diretamente para as enchentes, coloca em risco toda população”, disse o secretário municipal de Obras João Carlos Grilo.
Ele lembrou que a coleta de lixo domiciliar é feita três vezes por semana em todos os distritos e, diariamente, nas áreas urbanas e no centro da cidade. Informou ainda que a Subsecretaria Municipal de Limpeza Urbana mantém à disposição da população os telefones 0800 0222515, 2674-9090 e 2674-9017 para solicitação de coleta de lixo e retirada de entulho. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.