Alexandre Lino fará gravações inéditas da aclamada peça O Substituto em Duque de CaxiasDivulgação

Por O Dia
Duque de Caxias - Mudanças internas na direção de um colégio provocam a substituição de um professor de história do ensino médio. Humberto Arthur Emílio Ernesto Baptista assume o cargo e está diante de sua primeira e inesquecível aula inaugural. Esse é apenas o ponto de partida para uma série de questionamentos sociais e morais apresentado pelo personagem título e que tem como pano de fundo o cenário atual da educação brasileira. “O Substituto” fará curtíssima temporada com transmissão a partir de gravações inéditas realizadas nas cidades de Duque de Caxias, Niterói e Campos dos Goytacazes.

Serão apenas 9 sessões que acontecerão de 12 a 28 de março pelo YouTube da Documental Cia, de Sexta a Domingo às 20h. E todos os domingos após a última sessão de cada cidade haverá uma conversa com o ator Alexandre Lino pelo instagram da peça: @substitutoapeca.
Alexandre Lino fará gravações inéditas da aclamada peça O Substituto em Duque de Caxias - Divulgação
Alexandre Lino fará gravações inéditas da aclamada peça O Substituto em Duque de CaxiasDivulgação


Para realização dessa temporada a Documental Cia se une em uma parceria inédita com Grupos Artísticos locais. Em Niterói com a OST – na Oficina Social de Teatro, Duque de Caxias com a Cia de Arte Popular ( 19, 20 e 21 de março), e em Campos dos Goytacazes junta-se ao Grupo Nós do Teatro. Um encontro para troca de experiências e com o propósito de fomentar o intercâmbio entre coletivos de pesquisa teatral espalhados pelo Estado.

“O Substituto” reúne pela segunda vez o trio Maria Maya, Alexandre Lino e Daniel Porto em uma nova investigação pelo teatro documental. Depois de apresentarem com sucesso de crítica de público a peça sobre a travesti Lady Christiny; diretora, ator e autor se encontram oportunamente para falarem sobre temas atuais da sociedade, incluindo questões que dividem opiniões. Sozinho no palco, Alexandre Lino nas sessões presenciais contava com a participação do público como seus alunos durante a aula espetáculo. Dessa vez se aventura no formato (ECAD) de aulas virtuais em respeito aos protocolos de segurança.

O SUBSTITUTO tem o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

SINOPSE:

Humberto Arthur Emílio Ernesto Baptista é o professor substituto da escola. O novo professor precisa chegar ao instituto para apresentar as novas diretrizes educacionais que a escola pede, através dos pais dos alunos e da nova secretária de educação. A partir da coleta de discursos reais, transformação da oralidade em documento, a peça propõe um jogo cênico para a plateia se relacionar como aluno numa sala de aula nos moldes do novo modelo de ensino.

SERVIÇO - O SUBSTITUTO

EVENTO GRATUITO! 

TEMPORADA: 12 a 28 de MARÇO.

Gravações inéditas em Duque de Caxias, nos dias 19, 20 e 21 de março

Sextas, Sábados e Domingos às 20h.

Duração – 50 min

Classificação indicativa – 14 anos

TRANSMISSÃO PELO YouTube da Documental Cia

https://www.youtube.com/channel/UCw9demHsO-Tu0ZaGkVZyKHA