Vacinação contra raiva animal em Duque de CaxiasDivulgação

Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses, promove a partir da próxima segunda-feira (07/06) uma nova etapa da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. A imunização vai ocorrer até quarta-feira (09/06), sempre das 9h às 12h, e também conta com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal. A equipe de imunização vai atuar no bairro do Jardim Gramacho.

Veja abaixo a programação e os pontos de vacinação:
* Segunda feira - 07/06: em frente ao C.E. Lara Villela, no Jardim Gramacho.
* Terça-feira - 08/06: Escola Municipal Mauro de Castro, no Jardim Gramacho.
Publicidade
* Quarta-feira- 09/06: Em frente ao CE Ministro Hermes Lima / Brasil Turquia CIEP 218.
Doença cruel
Publicidade
Os primeiros sintomas da raiva animal são a paralisação parcial dos músculos da garganta. O animal deixa de beber água, baba e tem o chamado latido botonal (um grave e um agudo). Em estágios mais avançados da doença, o bicho apresenta falta de coordenação motora e alteração da visão e da audição, o que provoca irritabilidade e fúria.
A raiva pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos, através do contato com a secreção infectada. O mais comum é o contágio por mordida de cão ou arranhão de gato.
Publicidade
A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.