Audiência Pública sobre fiscalização de cursos de enfermagem em CaxiasArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
“O prefeito Washington Reis e o presidente da Câmara, Celso do Alba, têm nos dado esta liberdade para ocuparmos esta Casa para discutir esse assunto. Nós temos recebido muitas reclamações sobre a formação profissional no município de Caxias”, explicou o Paulo Afonso, que teve o apoio do vereador Anderson Lopes (Republicanos). “Essa Audiência Pública é extremamente importante e tem por finalidade trazer resultados, que venham avançar”.
Instituições fiscalizadoras e representantes dos cursos de Técnicos de Enfermagem foram convidados a debaterem as questões e apresentarem propostas a fim de que possam ser dadas condições para a melhor qualificação e legalidade aos trabalhos dos profissionais.
O vereador Paulo Afonso citou que, em agosto, ocorreu o fechamento de um curso de Técnico de Enfermagem por ele cumprir apenas um terço da carga horária de estágio exigida.
Estiveram presentes na Audiência Pública, os representantes dos cursos Flama, Invictus, Avançado, Aplicação, Grau Técnico e Centro Educacional Estaneque Kelis. Eles destacaram o surgimento de vários cursos, sem registros, no município, as dificuldades para o encaminhamento dos alunos ao estágio, principalmente, durante a pandemia, e a necessidade de o Conselho Estadual de Educação aumentar a fiscalização.
O assessor técnico do Conselho Estadual de Educação, Alessandro Sathler, ressaltou a importância da Audiência Pública e o pioneirismo da Câmara de Duque de Caxias em abordar o tema.
Com as informações e questionamentos colhidos, representante do Conselho Estadual de Educação, acredita que novos direcionamentos serão tomados.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.