Crianças começam a ser vacinadas contra Covid-19 em Duque de CaxiasDivulgação

Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias ampliou a faixa etária da vacinação infantil, nesta terça-feira (25/01), para crianças com 8, 9, 10 e 11 anos e segue também para aquelas com comorbidades ou deficiência permanente (de 5 a 11 anos), mediante a apresentação de laudo médico. A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos responsáveis sobre a obrigatoriedade de levar documento de identificação com CPF ou Cartão do SUS, e Carteira de Vacinação da criança.
A vacinação infantil acontece, das 13h às 16h, nesta terça-feira, nas seguintes unidades de saúde:
- CMSDC (Centro Municipal de Saúde) - Hospital Municipal Duque - UPH Xerém - UPH Equitativa - UPH Saracuruna - UPH Imbariê - UPH Campos Elíseos - UPH Pilar.

Outras doses a partir dos 12 anos
Durante toda a semana (24 a 28/01), o município estará aplicando também a dose de reforço da Janssen (para quem já completou dois meses ou mais da primeira dose); a primeira dose (para pessoas acima de 12 anos), segunda dose de Pfizer antecipada (para aqueles que estão completando 21 dias da primeira dose), segunda dose para os faltosos de todas as vacinas e terceira dose para pessoas de 18 anos ou mais com prazo de 4 meses de recebimento da segunda dose. É obrigatória a apresentação de carteira de vacinação (segunda e terceira doses) e documentos de identificação com CPF e foto (todos os grupos).
A vacinação para adolescentes e adultos, acontece das 8h às 12h, nas seguintes unidades: Hospital Municipal Duque - CMSDC - UPH Campos Elíseos - UPH Equitativa - UPH Imbariê - UPH Pilar - UPH Saracuruna - UPH Xerém.
As Gestantes, Puérperas e Lactantes também podem receber a primeira, segunda e terceira (para quem completou 5 meses da segunda dose) no Centro Municipal de Saúde (CMSDC) e no CRAESM de Xerém, das 8h às 12h. As Gestantes e Puérperas devem apresentar o laudo médico do obstetra. As Lactantes devem apresentar comprovação. Nos três casos é obrigatória a apresentação de cartão de vacinação (segunda dose) e documento de identificação com CPF e foto.

Testagem rápida
A testagem rápida para a Covid-19 foi ampliada e acontece, em dias intercalados com a vacinação de adolescentes e adultos, nas unidades da rede de Atenção Básica do município. O atendimento será limitado às senhas distribuídas no local. A orientação é de que pessoas que apresentem sinais respiratórios agudos ou, pelo menos, dois dos sintomas listados, façam o teste rápido: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e distúrbios olfativos ou degustativos. A testagem também é recomendada para todos aqueles que tiveram contato recente com casos positivos de Covid-19.

Nesta terça-feira (25), a testagem da Covid-19, acontece nas seguintes unidades, das 8h às 12h:
* Primeiro Distrito: ESF Beira Mar – ESF Trevo das Missões – ESF Vila São Luís - UBS Edna Salles – UBS Alaíde Cunha
* Segundo Distrito: ESF Cidade dos Meninos- ESF Pilar III, IV e V – ESF Cangulo – UBS Antônio Granja – UBS Nair Borges Fernandes (Figueira)
* Terceiro Distrito: ESF Vila Maria Helena e Codora – UBS Vila Canaã
*Quarto Distrito: UBS Parque Leal (Santa Rosa) – UBS Barão do Amapá