Duque de Caxias faz limpeza de rios e canaisDivulgação
Pensando nisso, nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Duque de Caxias intensificou o trabalho de prevenção a enchentes, limpou e desassoreou mais de 300 quilômetros de rio e canais. O Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com a Prefeitura, também vem atuando com o programa Limpa Rio. Importantes obras de infraestrutura já foram concluídas e outras ainda estão em andamento para evitar os transtornos. São obras de canalização, de micro e macrodrenagem com a implantação de rede primária urbana e sistemas que abrangem córregos, rios, canais e galerias de maior porte.
Em algumas regiões, durante o serviço de limpeza dos cursos d’água são retirados detritos de grande volume que, acumulados, provocam a retenção das águas durante as chuvas fortes, transbordamentos e alagamentos.
Em Saracuruna, no segundo distrito, a Prefeitura canalizou mais de um quilômetro do Canal Farias. O Canal Caboclo, que corta o centro da cidade e deságua no Rio Meriti, será canalizado em toda sua extensão. As obras do primeiro trecho, de 960 metros, estão em andamento com recursos federais. As obras da segunda fase, até o bairro Trezentos, na divisa com o município de São João de Meriti, será realizada com recursos estaduais. Ao todo, serão 3,2 km de canalização.
Disque Limpeza
Para ajudar a população e evitar o descarte irregular de detritos e entulho em terrenos baldios, às margens dos rios e canais do município foi implantado, em 2017, o serviço Disque Limpeza. A SLU mantém à disposição dos moradores os telefones 2674-9090 e 2674-9017 para denúncias, solicitação de coleta de lixo e retirada de entulho. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.