Por ASSINATURA REPÓRTER

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e tomado pela tecnologia, pode parecer difícil escolher qual carreira seguir. Em meio a tantas ofertas, é normal que os estudantes se sintam indecisos ao optar por um caminho que seguirão ao longo de toda a vida.

O diretor de Marketing e Comercial da Celso Lisboa, Felipe Borba, garante que essa é a etapa mais delicada, pois muitos jovens têm medo de errar e se frustrar no futuro. Ele lembra que o mais importante na hora de escolher o curso é o autodiagnóstico. "É preciso olhar para si mesmo e analisar suas habilidades e personalidade. Além de participar de palestras e congressos, pesquise sobre o mercado e converse com profissionais da área. Conhecer a universidade e participar de atividades acadêmicas também pode ajudar na decisão", sugere. 

Como escolher a instituição de ensino? 

O mercado de trabalho mudou. Apenas reputação da universidade e preço não servem mais como métrica na hora de escolher onde estudar. É preciso checar se a instituição se adaptou ao mundo moderno, com cursos dinâmicos, ambientes tecnológicos e colaborativos, observar se na sala de aula a realidade do mercado de trabalho é praticada e se os professores estimulam os alunos a serem os protagonistas de suas carreiras. 

"Estudar nos dias de hoje como nossos pais estudaram só nos leva a crer que há algo de errado. Tudo foi atualizado, e uma instituição de ensino também deve se atualizar. Ganha o aluno, que terá mais chances de sucesso em um mercado em constante evolução", aponta Felipe.

Dicas para conquistar um estágio

Ninguém trabalha isoladamente em uma empresa, não é mesmo? Por isso, atue de forma colaborativa, pois, no ambiente de trabalho, a colaboração é imprescindível para a troca de experiências. Por fim, conheça a fundo as pessoas que estudam com você. Elas são uma rede poderosa de contatos que podem recomendá-lo para alguma vaga dentro de sua área.

Você pode gostar
Comentários