Moda, artesanato, gastronomia e cultura de diversos países - Divulgação
Moda, artesanato, gastronomia e cultura de diversos paísesDivulgação
Por Marina Cardoso

Jovens empreendedores do município do Rio terão a oportunidade de desenvolver seus negócios com o auxílio do Programa de Empreendedorismo da Shell, o Iniciativa Jovem. O projeto pretende gerar novas oportunidades econômicas e capacitação por meio do fomento a iniciativas de empreendedorismo. Cursos e workshops serão oferecidos para os donos das micro e pequenas empresas. Os jovens poderão inscrever seus projetos até 18 de março.

O programa já beneficiou quase 10 mil empreendedores cariocas em 18 anos. A iniciativa ainda ajudou a formar uma Rede de Empreendimentos Sustentáveis, que trabalha de forma colaborativa e hoje conta com 266 empresas cadastradas.

Uma das beneficiadas foi a empreendedora Emanuela Farias, de 32 anos, que criou a startup Mulheres do Sul Global no ano passado. O negócio é um ateliê multicultural, que capacita mulheres costureiras refugiadas na capital carioca. Ela foi a vencedora do programa em 2017, conquistando um prêmio de R$ 8 mil.

A premiação faz parte do calendário do programa e acontece sempre no final do ano, quando as turmas estão prestes a concluir o curso. "Tudo começou depois de uma viagem de trabalho voluntário para a Índia. Estava querendo fazer um trabalho com mulheres e costura. Quando voltei pro Brasil, rascunhei um projeto no papel. Nesse tempo, li sobre o programa da Shell e resolvi me inscrever. O meu negócio surgiu de fato dentro do programa", conta Emanuela.

Para a empreendedora, o programa foi um diferencial, pois ela conseguiu dar o pontapé que precisava. "Eles ensinam um passo a passo que, para quem está começando, é super importante".

VOCAÇÃO

Ao identificar o crescimento do empreendedorismo no Rio, a Shell percebeu uma oportunidade para ajudar, principalmente o empreendedor jovem. "Percebemos que as empresas não duravam mais que três anos, pois não estavam preparadas, não tinham ferramentas gerenciais e faltava financiamento", explica Leíse Duarte, assessora de Performance Social da Shell.

Em tempos de crise econômica no país, ela aponta, ainda, uma tendência crescente de empreendimentos em dois segmentos: alimentação e vestuário. "São coisas que não podemos deixar de consumir. Nosso trabalho é ajudar as pessoas a entender seu próprio negócio e profissionalizar o serviço. O Rio tem vocação para esse tipo de serviço", argumenta.

QUESTIONÁRIO ONLINE
Publicidade
INSCRIÇÃO
Para se inscrever, é preciso ter entre 20 e 34 anos e residência fixa na cidade. As inscrições devem ser feitas no site www.iniciativajovem.org.br/inscricao. Serão selecionados 80 empreendimentos para a turma, que começa em abril.
Publicidade
ETAPAS
O candidato deve responder um questionário online e explicar o que pretende empreender. Em seguida, a Shell convida para uma entrevista. Depois, a pessoa é chamada para um workshop, quando a empresa escolhe os 80 empreendimentos. Os selecionados passam sete meses aprendendo com profissionais, fazendo workshops e se capacitando. No final do programa, ocorre uma feira e uma pessoa ganha um prêmio para alavancar o negócio dele.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários