Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, dois eventos gratuitos em Irajá e Jacarepaguá irão falar sobre o empreendedorismo feminino, contando histórias de mulheres no ramo dos negócios. O evento terá palestras, workshops artesanais e exposições. Até sábado, das 12h às 22h, o Via Brasil Shopping recebe a Feira de Empreendedorismo Feminino. O evento contará com a parceria das lojas Quem Disse Berenice e O Boticário, que enviará representantes para palestrar sobre tendências de beleza neste ano. As marcas sortearão kits e cursos maquiagem de R$ 120.
A organizadora do evento, Agatha Mendes, deu início ao projeto há três anos, quando ela e mais três amigas decidiram criar um bazar no condomínio de casa. "O evento era algo pequeno, sem pretensão. Mas as mulheres foram surgindo querendo divulgar os trabalhos. Ano passado, decidimos estruturar o evento", explica.
Em outubro de 2017, ela entrou em contato com o shopping para criar um evento voltado para as mulheres empreendedoras. "Queria incentivar as profissionais a encontrarem um caminho além do trabalho formal. Com isso, surgiu a ideia da feira de artesanatos e de um espaço para falar sobre empreendedorismo feminino", complementa.
Em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, ocorrerá a 3ª edição da Feira de Empreendedores Sustentáveis. O evento, marcado para o fim de semana na Praça Cândido Silva Mendes, pretende homenagear as mulheres que fazem a diferença na cidade. Uma delas é a artista plástica Rosalina Brito, que vai expor suas telas durante o evento.
"O que eu indico para quem está planejando empreender no ramo das artes é dedicação e amor, pois sem isso a roda não gira. Fazer parcerias e uma boa rede de relacionamento é fundamental", ressalta Rosalina.
No Leblon, ocorrerá o Circuito Carioca de Artes e Culturas, que terá 90 artesãs expondo os trabalhos no Dia Internacional da Mulher. Segundo a organização, o evento fornece oportunidade para as profissionais mostrarem seu trabalho e promove geração de renda. "No Circuito Carioca, a pessoa compra direto de quem faz", explica Karla Maria Costa, que faz parte do programa global 10.000 Women.
PESQUISA
Segundo a pesquisa Donos de Negócio no Brasil, análise de gênero que utiliza dados da Pnad Contínua de 2016, o número de brasileiras empresárias cresceu 34% entre 2001 e 2014, enquanto o aumento de homens nesta situação, no mesmo período, foi de 14%. Elas empreendem mais em casa (35%), são mais qualificadas que os homens empresários e dedicam menos tempo ao negócio (34 horas semanais, enquanto os homens trabalham 42 horas por semana).