Coluna Asserj; consumidores buscam produtos 'gourmet' pára reuniões especiais em casa - Divulgação
Coluna Asserj; consumidores buscam produtos 'gourmet' pára reuniões especiais em casaDivulgação
Por

Os supermercados têm um papel fundamental na vida de qualquer cidadão. Eles promovem o abastecimento dos alimentos e itens variados para o lar, como os produtos de limpeza e higiene pessoal. Há o consumidor que prefere fazer uma compra grande por mês (e até mesmo estocar produtos não perecíveis), e os que optam por fazer compras menores semanalmente.

Porém, de uns anos para cá, a situação econômica adversa do país provocou mudanças de comportamento e hábitos dos consumidores, que cortaram ou diminuíram gastos com programas de lazer, como viajar ou comer fora. Nesse contexto, os clientes passaram a comprar mais itens 'premium' nos supermercados, como cervejas artesanais, carnes nobres, frios, condimentos, e uma série de produtos para fazer em casa uma refeição digna de chef.

Você já substituiu a opção de ir a um restaurante mais sofisticado para receber amigos e familiares em casa para um jantar preparado artesanalmente, só com ingredientes selecionados que encontrou em mercados empório e delis? Pois saiba que essa é uma tendência natural, que está muito em alta nos dias de hoje.

O consultor de varejo Marco Quintareli comprova que isso já vem acontecendo há um tempo, e que grandes redes de supermercados estão abrindo empórios e lojas focadas em produtos premium, como os nossos associados SuperPrix, Campeão Prime e Royal (Rezende).

A tendência é explicada também pelo movimento atual do consumidor em busca da 'gourmetização', principalmente por parte dos homens, que passaram a consumir produtos que antes eram exclusivamente para profissionais e chefs de cozinha. O consultor ressalta que, por questão de segurança e custos, as pessoas estão convidando amigos para reuniões em que cada um prepara alguma receita, e todos consomem produtos de maior valor agregado, como cervejas e cafés especiais e comidas com temperos diferenciados.

Esse movimento vem ganhando força, e se consolida como uma alternativa aos gastos em restaurantes. Os consumidores já perceberam que acaba saindo muito mais em conta comprar o produto no supermercado e prepará-lo em casa com os amigos e a família. E você, está esperando o que para ir ao supermercado e adquirir itens especiais para um belo jantar em casa neste fim de semana?

Você pode gostar
Comentários