Interessados devem acessar site da Mudes para se inscrever - Divulgação
Interessados devem acessar site da Mudes para se inscreverDivulgação
Por Marina Cardoso

Para os estudantes que buscam uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, esta é a hora. As empresas de recrutamento e seleção vêm registrando aumento no número de vagas para universitários. Na Fundação Mudes, o percentual de ofertas subiu cerca de 30%. Já o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE-RJ) espera um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Somente na Fundação Mudes, são disponibilizadas, por semana, cerca de 200 oportunidades de estágio para Níveis Superior e Técnico. O Ciee-RJ também oferece vagas para os estudantes. Até o fim deste mês, está com mais de 2 mil chances abertas.

Novo cenário

De acordo com o presidente do Ciee-Rio, Arnaldo Niskier, o cenário mudou para 2018. "Estamos mais otimistas por causa da retomada da economia. As empresas têm maior confiança de que o país vai melhorar e estão investindo", avalia.

A consultora de RH da Luandre, Sara Faro, também avalia um quadro positivo para a contratação de estagiários nas empresas. "O mercado está reaquecendo, e as empresas, sobretudo multinacionais, apostam no desenvolvimento de futuros grandes quadros. Programas robustos ou contratações pontuais têm início já no primeiro semestre de 2018", afirma.

Nesse sentido, é bom levar em consideração que uma das fases mais importantes de um processo seletivo é a entrevista presencial. É nesse momento, de acordo com especialistas, que recrutadores construirão a imagem de cada um dos candidatos selecionados. A diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), Debora Nascimento, explica que o currículo deve estar completo, pois é o cartão de visitas. "Para o candidato avançar no processo seletivo, é necessário ter um documento inteiro. Como, provavelmente, ele não tem muita experiência, informações como habilidade na área de informática, domínio de idioma e trabalhos voluntários são muito importantes".

O candidato deve mostrar toda a experiência no currículo, pois, durante a entrevista, o recrutador vai querer saber a maior quantidade possível de informações. Não é necessário um documento longo, mas que constem atividades extracurriculares e habilidades. "O estudante precisa mostrar na entrevista conhecimento da empresa e do segmento dela, mesmo que seja uma consultoria. Além disso, o recrutador irá querer saber quem é o candidato, o motivo de ele ter escolhido aquela carreira e o interesse na empresa. Por isso, a autenticidade é essencial", complementa Debora.

Além disso, o presidente do Ciee-Rj orienta que os entrevistadores façam perguntas fora do roteiro, de propósito, a fim de descobrir mais do que os candidatos querem revelar. "As perguntas perigosas têm um potencial eliminador, pois testam o nível de consistência do candidato. Deve-se tentar improvisar, sair das armadilhas com bom humor".

Fique de olho
Publicidade
FUNDAÇÃO MUDES
A Fundação Mudes oferece, esta semana, mais de 170 oportunidades de estágio para Níveis Superior e Técnico em nove áreas. Os candidatos podem encontrar vagas em cursos como Administração, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Ciências da Computação e Engenharia. Há ainda postos para Técnico em Administração e Técnico em Eletrônica. Os interessados podem se cadastrar no site www.mudes.org.br/.
Publicidade
CIEE-RJ
O Ciee-RJ oferece, esta semana, mais de 1,5 mil vagas de estágio. Para o Ensino Superior, são oferecidas mais de 800 vagas. E, para o Ensino Médio e Técnico, mais de 700. As oportunidades são em cidades como, por exemplo, Barra Mansa, Petrópolis e Duque de Caxias. Os candidatos podem encontrar oportunidades nas áreas de Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Biológicas, entre outras. A instituição oferece cursos gratuitos de orientação para os jovens que ainda não entraram no mercado, com auxílio de postura profissional, confecção de currículo e simulação de entrevista. Os interessados às vagas de estágio e aprendizagem podem se inscrever no site www.ciee.org.br
Publicidade
LUANDRE
Estágio de Inteligência de Mercado. Estudantes a partir do 4º semestre da graduação nos cursos de Estatística, Engenharia, Economia ou Administração.
Publicidade
WHITE MARTINS
A empresa encerra as inscrições para as vagas de estágio no próximo dia 1º de abril, no site da White Martins. Há oportunidades para estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação, Tecnologia da Informação, entre outras. Para se candidatar, o estudante deve ter formatura prevista para dezembro de 2019 ou julho de 2020. Além disso, deve ter conhecimento em inglês e informática, bem como disponibilidade para estagiar 20 ou 30 horas por semana.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários