Feira de artesanato com materiais recicláveis ajuda na geração de renda de catadores do extinto Aterro de Jardim Gramacho - reprodução internet
Feira de artesanato com materiais recicláveis ajuda na geração de renda de catadores do extinto Aterro de Jardim Gramachoreprodução internet
Por RENAN SCHUINDT

Seis anos após o fechamento do Aterro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, o número de cooperativas na região saltou de quatro para 30. Juntas, elas abrigam quase 500 pessoas, sendo que 60% são mulheres. Uma delas é Maria Rosinete dos Santos, presidente da CooperJardim. Criadora de uma feira de artesanato formada pelos catadores de materiais recicláveis, Rosinete é uma das convidadas para o debate 'Mulheres Empreendedoras - A Energia da Transformação', que ocorre amanhã, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A entrada é gratuita.

Promovido por Furnas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o evento vai discutir os desafios das mulheres no mercado de trabalho do Brasil. Além disso, a ideia é trazer exemplos de projetos que deram certo no passado e que, atualmente, contribuem para gerar renda e oportunidades profissionais.

Feira de Artesanato

Esse é o caso da feira idealizada por Nete, como é conhecida a presidente. Duas vezes ao mês, um grupo de 20 artesãs cooperativadas se reúne no município da Baixada Fluminense, onde comercializa produtos feitos com os materiais que são coletados. "Com o fechamento do aterro e o desemprego, muitas pessoas migraram para as cooperativas. Nossa saída foi a criação de projetos que possam ajudar a gerar renda. As mulheres são maioria nas cooperativas, e a feira é um ponto onde podemos evidenciar a importância da participação feminina no mercado", diz ela.

'Desafios para fortalecer os negócios' e 'mulheres que fazem diferença em suas áreas de atuação' serão temas debatidos. "Queremos promover a cidadania e fortalecer as políticas públicas, contribuindo para criar mecanismos que assegurem a equidade de gênero e o empoderamento", ressalta o gerente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas, Marcos Machado.

O debate também reforça o quanto o empreendedorismo é um eficiente caminho para o empoderamento feminino, social e econômico. O evento contará ainda, com Adriana Carvalho, representante da ONU Mulheres, Andrea Carvalho, embaixadora da Rede Mulher Empreendedora e Valeria Cristina dos Santos Silva, moradora da Cidade de Deus, que junto com as filhas atua no ramo de produção de festas.

Você pode gostar
Comentários