A campanha para divulgação das vagas abertas pelo Estúdio Escola de Animação, este ano, teve o apoio de ex-alunos, que produziram filmes de curta-metragem para as redes sociais. Trata-se de uma demonstração do que aprenderam em cinco meses de aulas práticas e teóricas, no Centro do Rio. O curso é gratuito e envolve lições de roteiro, edição, storyboard, animação e ilustração. As três novas turmas terão início em maio, e as inscrições terminam hoje. Devem ser feitas pela internet (veja no quadro ao lado). São 45 vagas para jovens entre 16 e 24 anos que podem encontrar nos filmes de animação um caminho profissional.
"O desenho animado é uma excelente ferramenta para o jovem se expressar. O curso abre essa porta. Eles se sentem valorizados e descobrem uma vocação. O mercado de filmes de animação está em expansão, e a procura por novos profissionais é um fato. Há boas chances de os jovens entrarem no mercado. A escola permite um primeiro passo", diz Zé Brandão, coordenador pedagógico do Estúdio Escola de Animação.
As aulas acontecem em um ambiente que reproduz o dia a dia de um estúdio de animação, onde os alunos terão acesso ao software canadense Toon Boom Animation, usado pelos principais estúdios internacionais. A empresa que desenvolveu o sistema é parceira do Estúdio Escola de Animação e fornece, gratuitamente, desde 2016, a licença do programa para utilização nas aulas.
"O curso abriu muito mais a minha gama de opções. Sempre foi um sonho para mim aprender a fazer animação. Eu conhecia lugares que davam aulas, mas só fora do país. Não sabia que poderia estudar aqui e de graça. Os ensinamentos me deram um caminho para procurar emprego nessa área", diz a ex-aluna Marina Vasconcelos, que, atualmente, trabalha como ilustradora no Copa Studio.
Para Zé Brandão, que produziu as séries 'Tromba Trem', 'Irmão do Jorel' e 'Historietas Assombradas', exibidas no canal Cartoon Network, a animação brasileira vive seu melhor momento.
"Nunca tivemos tanta produção de filmes de animação no país como tivemos nos últimos cinco anos. Há uma década, não havia nenhuma série de animação nacional na TV. Hoje, contando as TVs comunitárias, os canais abertos e a cabo, temos mais de 30 série de animação brasileira no ar", diz Zé Brandão.