Veterinária - Reprodução
VeterináriaReprodução
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Antes de começar a investir em uma carreira, é preciso conhecer bem o trabalho, o curso, todos os detalhes que envolvem sua rotina. Normalmente, quando temos a tendência de seguir um caminho profissional, olhamos apenas para a parte de boa. É preciso lembrar que há também dificuldades e chateações em todas as carreiras. O objetivo não é fazer com que ninguém desista do seu sonho, mas que saiba os problemas que vai ter pela frente e, assim, possa fazer um plano de carreira realista. Em conversa com profissionais da área, professores e alunos do curso de Veterinária recolhemos o prós e contras que relacionamos a seguir:

Prós

Quem trabalha com animais grandes tem boa remuneração; profissionais capacitados que procuram se atualizar vão ter sempre mercado de trabalho; com a crescente onda de cuidado com os animais, o veterinário passou a ter muito mais trabalho que antes

Contras

É preciso ter sangue frio para ver o sofrimento dos animais e, mesmo assim, fazer o seu trabalho. O momento do sacrifício de um bicho que não pode mais ser curado é algo frequente; quem trabalha com animais pequenos tem remuneração abaixo de quem trabalha com bichos grandes; as aulas na faculdade são em período integral.

Mais sobre Veterinária
Publicidade
O curso de Medicina Veterinária tem duração média de cinco anos e forma profissionais capazes de tratar da saúde animal, tendo como competência específica as atividades de inspeção de produtos de origem animal e a direção de estabelecimentos de ensino e pesquisa. Ao final do curso, o aluno se qualifica a dar assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. O estudante tem disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas
Enem com mais tempo
Publicidade
O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira, 21, apresenta as regras, o cronograma e as novidades da edição. A principal delas é relacionada ao segundo dia de provas, que passará a ter mais 30 minutos de duração para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Agora, os estudantes terão cinco horas para responderem às questões.
 
Publicidade
Isenção no Enem
A solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem deve ser feita entre os dias 2 e 11 de abril. Serão isentos os estudantes da última série do Ensino Médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenham cursado toda a etapa em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também tem isenção o participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Publicidade
 
Inscrições para o Enem
Publicidade
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio estarão abertas entre os dias 7 e 18 de maio, com período para pagamento da taxa até 23 de maio.
 
Você pode gostar
Comentários