Oficinas gratuitas acontecem de hora em hora em todos os estandes - Márcio Mercante
Oficinas gratuitas acontecem de hora em hora em todos os estandesMárcio Mercante
Por Bernardo Costa

Rio - A 12ª edição da feira de artesanato Rio Artes Manuais terminou no último domingo com números expressivos. Os cinco dias de evento, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, reuniram 24.712 visitantes. Os participantes ocuparam mais de 25 mil vagas para aulas gratuitas nos 50 estandes das principais marcas produtoras de materiais para artesanato do país. Nos três espaços em que houve comercialização de peças e venda de insumos, foi movimentado cerca de R$ 1 milhão. Já no estande da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), foram cadastrados 1.050 artesãos no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A ação prossegue com agendamentos por telefone (informações no box).

Todos os artesãos cadastrados recebem carteirinha de identificação profissional. O documento dá benefícios como descontos na compra de materiais nas lojas Caçula, que promove a feira, participação em eventos organizados pela Setur e venda de produtos nas lojas oficias do PAB, situadas no Corcovado, no AquaRio e no RioZoo.

Uma das artesãs que garantiram a carteirinha foi Antônia Araújo, de 54 anos. Ela faz parte do grupo de artesanato 'Mulheres Guerreiras', da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Antônia produz objetos de decoração a partir do reaproveitamento de jornais e revistas. "Agora, tenho a minha profissão reconhecida. Isso me incentiva a produzir muito mais", disse artesã.

A 12ª edição da Rio Artes Manuais teve o tema 'Arte para todos', com ações voltadas para a capacitação de pessoas com deficiência. Bárbara Letícia, de 40 anos, tem insuficiência renal. A enfermidade afetou os ossos da perna, e ela precisava usar cadeira de rodas. Na oficina de biscuit, ela se especializou na técnica que utiliza para produzir enfeites. A atividade, feita no quintal de casa, garante a renda da artesã.

"Eu produzia como hobby, mas, depois da minha doença, eu intensifiquei a atividade para fugir da depressão e do tédio. Aos poucos, fui me aprimorando e, hoje, a atividade se tornou meio de subsistência para mim", disse Bárbara.

A Feira Rio Artes Manuais teve um estande de O DIA, com a participação de Luisa Bousada, da coluna 'Coisas da Luisa', publicada aos domingos no caderno Casa. Ela levou alguns objetos que produz, tais como a almofada de pompom em formato de coração e a luminária feita com bolinhas de pingue-pongue, que fez sucesso entre os participantes. "Gosto de inspirar as pessoas a produzirem peças a partir de suas próprias ideias. E elas corresponderam. Teve gente que falou em fazer a luminária com bolinhas de desodorante roll on. Achei isso ótimo", disse.

Você pode gostar
Comentários