Curso de Pintor será oferecido - Fotos/Divulgação
Curso de Pintor será oferecidoFotos/Divulgação
Por O Dia

Rio - O Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece 1.140 vagas para cursos gratuitos a profissionais da construção civil e demais pessoas que buscam se qualificar na área. Segundo o Seconci-Rio, por ser um dos setores que mais perderam postos de emprego nos últimos anos, é que o trabalhador precisa estar atento às novas chances de capacitação para buscar recolocação no mercado. O término das inscrições varia de acordo com o curso, e as aulas começam em maio, em Realengo, Curicica e Santo Cristo (veja detalhes no quadro)

As vagas são para os cursos de pintor de obras, armador de ferragem, Autocad 2D aplicado à construção civil e pedreiro de alvenaria estrutural. A proposta das instituições é criar novas perspectivas ao grande efetivo de trabalhadores desempregados ou mesmo àqueles que estejam ocupados e queiram se aperfeiçoar. É o caso de Raimundo Salazar, de 59 anos. Ele trabalhava como carpinteiro e, após fazer o curso, tornou-se mestre de obras.

"Tudo o que aprendi vai ser muito útil para que eu possa trabalhar por conta própria. Já estou pensando em me matricular também nos cursos de elétrica e hidráulica", diz Raimundo.

Outro profissional que pretende adquirir mais conhecimento é Jessé Alexandre, de 41 anos. "Quanto mais aprendo, mais fico habilitado a trabalhar em cargos melhores. No curso de encarregado de obras aprendi a elaborar planilhas, ler projetos e a trabalhar em equipe. Agora quero fazer o curso de técnico em edificações", projeta.

Apesar de os dados mostrarem que o segmento caiu mais do que a média da economia nos últimos três anos período em que o setor perdeu quase 1 milhão das 2,7 milhões de vagas formais fechadas no país a qualificação profissional é importante para voltar ao mercado, já que as empresas exigem cada vez mais capacitação.

Para se matricular, é necessário que o aluno tenha cursado até o 5º ano do Ensino Fundamental, no mínimo. O candidato ainda precisa apresentar comprovante de residência, CPF e RG. Os alunos receberão certificado de conclusão. Inscrições pelo site www.seconci-rio.com.br ou pelo tel. 2101-2565.

DATAS E LOCAIS
Publicidade
CURICICA
A unidade do Senai no bairro recebe o curso de pintor de obras nos turnos da tarde e da noite. As inscrições vão até os dias 10 e 24, respectivamente.
Publicidade
REALENGO
O bairro recebe, na unidade do Senai, o curso de pedreiro de alvenaria estrutural. Inscrições até o dia 26.
Publicidade
SANTO CRISTO
O Senai na região oferece o curso de armador de ferragem. Inscrições até dia 10.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários