Por Bernardo Costa

A Nave do Conhecimento da Cidade Olímpica teve uma movimentação atípica no fim de semana. De sexta a domingo, 30 jovens viraram a noite no local para encontrar soluções tecnológicas para demandas trazidas por representantes do setor de Turismo no estado. No último dia, foi anunciado o grupo vencedor, que desenvolveu um aplicativo de check-in nos hotéis sem precisar passar pela recepção. A maratona Hackatour foi realizada pelo Sebrae RJ.

O grupo vencedor chegou no sábado de manhã. E, a partir de conversas com mentores e ligações para gestores de hotéis, o grupo criou o app 'Checkit'. A ideia, segundo Letícia Falbo, uma das idealizadoras do projeto, é desburocratizar o atendimento e evitar filas de hóspedes nas recepções. "Trabalhei em hotel e percebi que o processo de check in é incômodo para muita gente. Geralmente, as pessoas querem chegar e ir direto para o quarto. Por isso desenvolvemos o aplicativo com base no conceito de autoatendimento", diz Letícia. Formada em Hotelaria pela UFF, ela formou o grupo ao lado dos desenvolvedores Vinicius Montenegro, Cares Carvalho e Cristina Silva.

O app proposto pelo grupo se comunica com os programas de gestão dos hotéis. Ele funciona por geolocalização. Quando o cliente chega ao estabelecimento, ele acessa o aplicativo no celular, informa o código de reserva e faz o check-in de forma online. O documento Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, que deve ser preenchida a cada check-in, também deixa de ser necessário. Ele estará disponível e bastará um clique para que seja enviado para os sistemas de gestão dos hotéis.

Outra funcionalidade dá um passo além. Ela permite que os hóspedes abram a porta do quarto também via aplicativo. Basta posicionar o celular na maçaneta para a leitura do código magnético que a destrava. "Com o app, o hóspede vai direto para o quarto sem passar pela recepção", diz Letícia.

Você pode gostar
Comentários