A expectativa da Abipan é formar 700 profissionais por ano. Novas turmas terão início em agosto - Divulgação
A expectativa da Abipan é formar 700 profissionais por ano. Novas turmas terão início em agostoDivulgação
Por

Ana Bernardo descobriu uma vocação no projeto social 'Alunos de Talento, Estrela da Manhã'. Hoje, ela é uma das professoras no mesmo curso em que aprendeu as técnicas de confeitaria que alavancaram seu negócio na Rocinha, a padaria Café Pingado, que fica na Rua Um. Ana é apontada pelos moradores como a melhor boleira da comunidade e, toda semana, volta para sala de aula para transmitir a novos alunos o que aprendeu. O programa de qualificação que mudou sua história foi criado pela Associação Beneficente dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Rio (Abipan), e está com inscrições abertas para quatro cursos gratuitos: panificação, confeitaria, confeitaria artística, e pizzaiolo e gastronomia.

Quatro turmas começaram este mês, dando início a uma nova fase do projeto, que envolve parceria com a Prefeitura do Rio para a capacitação de parentes de guardas municipais. Além desse público, as vagas são voltadas para moradores de comunidades carentes. "Damos preferência a candidatos que estejam desempregados. Nosso objetivo é formar mão de obra para um setor que tem carência de profissionais qualificados", explica Edna de Almeida, coordenadora dos cursos, que têm duração de três a quatro meses.

Kalebe Eloi, de 18 anos, é um dos alunos que acabam de ingressar no curso de panificação, e já aprendeu a produzir pães com fermentos naturais. O jovem, que começou a produzir bolos e salgados com a mãe ainda na infância, também pretende fazer as aulas de confeitaria para dar prosseguimento à produção caseira que a mãe teve que interromper por problemas de saúde. E sonha grande. "Quero me tornar chef de cozinha e um dia abrir o meu próprio restaurante", diz.

Segundo Edna, a perspectiva do projeto social é qualificar 700 profissionais por ano, em técnicas para produção de pães, bolos, doces, salgados, pizzas e pratos diversos. Após a conclusão das aulas, os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho, em padarias, restaurantes e hotéis.

"As empresas nos procuram diariamente para ofertar vagas de emprego. Muito mais do que uma ocupação, queremos oferecer aos alunos um significado de vida por meio de novas perspectivas profissionais", diz a coordenadora Edna de Almeida.

Além das lições, o programa inclui encontros mensais entre empresários, alunos e chefs de cozinha. "É uma rodada pra troca de informações e conhecimentos sobre novidades e tendências do mercado", explica Edna.

 

INSCRIÇÕES
Publicidade
NOVAS TURMAS
No momento, há inscrições abertas para turmas que terão início em agosto. Para se candidatar às vagas, é necessário ligar para a Associação Beneficente dos Industriais de Panificação e Confeitaria (Abipan), nos números 2508-8048 ou 2509-1225. As aulas acontecem em São Cristóvão, na sede da Guarda Municipal.
Publicidade
PROFESSORES
As aulas são dadas por 16 chefes de cozinha que estão entre os TOP 40 do Brasil. Há especialistas em áreas como desgin de bolos, pães rústicos, confeitaria árabe e clássica e gastronomia italiana, japonesa e vegana.
Publicidade
EMPREENDEDORISMO
A Abipan oferece apoio para os alunos que pretendem abrir um negócio após a conclusão do curso. "Buscamos parceria para fornecimento de equipamentos e insumos", diz Edna.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários