Paulo Alfeu vai ensinar alunos a fazer embalagem de presentes - Divulgação
Paulo Alfeu vai ensinar alunos a fazer embalagem de presentesDivulgação
Por RODRIGO TEIXEIRA

O que fazer para descolar aquela graninha extra no Dia das Mães? Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) serve de estímulo para os empreendedores que pretendem aproveitar o feriado para sair do sufoco. Segundo a entidade, a maior data comemorativa do comércio depois do Natal deve movimentar R$ 9,4 bilhões em produtos e serviços, uma cifra 4,3% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. O principal fator para esse aumento real de faturamento é a inflação baixa, diz o estudo. De carona no momento favorável, especialistas e empreendedores dão dicas de bons negócios.

Alexandre Pedro, especialista em finanças, chama a atenção para os ramos de bens e serviços. "No ramo da beleza, do artesanato e dos bens e serviços, a presença feminina é muito forte. Mas, por causa da crise, vemos muitos homens cozinhando e fazendo trabalhos manuais para produzir artesanato", observa o especialista.

Paulo Alfeu se encaixa nesse perfil. Ele produz caixas de papelão sob encomenda para produtores de eventos, empresas e fabricantes de joias. O artesão trabalha em casa, em Jacarepaguá, e garante o sustento a partir da própria técnica que desenvolveu. Paulo chegou a criar uma vincadeira de papel exclusiva, que lhe rendeu registro de patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Na semana que vem, o artesão dará um aulão na loja Caçula, no Centro, para ensinar a técnica ao público. A oficina é focada na embalagem de presentes para o Dia das Mães. "As pessoas estão buscando no artesanato uma forma de empreender. A procura por nosso curso tem crescido muito nos últimos meses", diz o artesão, que desenvolveu a técnica em 2000, após ficar desempregado.

TURISMO COM A MÃE

O Dia das Mães não movimenta apenas o comércio. A data comemorativa também pode ser um bom pretexto para quem quer presentear a mãe com uma viagem em família. Empresária da Qualité Turismo, Fabiana Carvalho diz que os clientes costumam procurar por viagens em estados do Nordeste nessa época do ano. Fabiana começou na área com uma excursão para fazer uma grana extra.

"Aos 16 anos, decidi que essa experiência deveria alcançar mais pessoas. Organizava as viagens da família e hoje atendo mais de mil clientes por ano", afirma a empresária.

Cesta de café da manhã é opção
Publicidade
O especialista em finanças Alexandre Pedro acredita que a produção de bolos, salgados ou docinhos é uma excelente alternativa para quem quer empreender nessa época do ano. A variedade é ampla: a produção pode ser de produtos caseiros até os mais elaborados. "O empreendedor pode se organizar para produzir e fazer divulgação de maneira simples: na vizinhança, colegas de escola e nas redes sociais", orienta. A tradicional cesta de café da manhã para as mães, segundo ele, também é uma ótima opção. "Continua valendo e é simples. Basta os itens alimentícios, e a bossa pode ficar por conta de uma toalhinha bordada", diz.
Empreendedora de sucesso nesse segmento, Anne Ferreira aposta na culinária para faturar no Dia das Mães. Cake design há 18 anos, ela faz bolos, cupcakes, pirulitos de chocolate personalizados, brigadeiros tradicionais e trufas. "O Dia das Mães é perfeito para fazer bolos e vender. Há muita procura. E, para quem achar complicado, pode começar fazendo brigadeiro artesanal, nada de industrializado", aconselha a empresária, que já fez bolo para celebridades como Solange Couto, Eri Johnson, Oscar Magrini e Ludmilla.
Publicidade
Segundo ela, é preciso ter o seu material, avaliar os custos de produção e ainda ter em mente que é preciso calcular gastos com mão de obra. Esse cálculo é defendido pelo economista Sergio Dias, credenciado pelo Sebrae. Consultor de empresas com foco na área de inovação e competitividade, ele acredita que o empreendedor precisa conhecer a área na qual pretende se especializar. "Para você empreender em negócios sazonais, é preciso identificar o mercado, a estrutura de produção, planejamento e o modelo de negócio. Saiba onde você está se pisando. É importante não se cometer erro", alerta.
Você pode gostar
Comentários