Por

O 'Pré-Vestibular Seja ' inaugurou uma nova turma neste ano, voltada para a capacitação de deficientes visuais. Na noite da última quinta-feira, a professora de Biologia Eduarda Santos, que perdeu a visão aos 3 anos, ensinava as alunas sobre a composição de células vegetais.

Com as mãos em uma maquete, elas aprendiam sobre formação do organismo a partir do tato. "Olha aqui o cloroplasta. São eles que realizam a fotossíntese", explicava a professor, enquanto todos sentiam entre os dedos a estrutura da substância, feita em isopor, barbante e gel.

Além das maquetes, os alunos utilizam massa de modelar e uma tela sobre a qual posicionam o papel. Ao escreverem, as letras ficam em alto relevo. As técnicas foram utilizadas pelos professores do curso de Biologia da PUC-Rio para ensinar Eduarda, a única deficiente visual da graduação.

No projeto, ela repassa o que aprende às colegas. Paloma Bernardo, de 25 anos, também quer ser professora. "Pretendo estudar Pedagogia para atuar na educação infantil", diz.

A colega de turma Paulina Ferreira, de 77, pretende estudar História e Letras: "A chance de estudar apareceu e tenho que abraçar".

Você pode gostar
Comentários