Pré-Vestibular na PUC-Rio: Fies tem modalidade a juro zero - Alexandre Brum / Agência O Dia
Pré-Vestibular na PUC-Rio: Fies tem modalidade a juro zeroAlexandre Brum / Agência O Dia
Por Bernardo Costa

Roberta Rocha, de 18 anos, está no primeiro período da faculdade de Medicina Veterinária, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes. A preparação, feita no Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Cecierj, foi importante não apenas para conquistar a vaga, mas para garantir o conhecimento que está lhe ajudando nas primeiras matérias da graduação. Além do curso da Fundação Cecierj, que está com inscrições abertas para 3.775 vagas, há outras iniciativas de programas preparatórios com aulas gratuitas nas principais instituições do estado, como PUC-Rio, Uerj e UFRJ.

Os programas surgiram como forma de atender a demandas locais ou específicas. E, aos poucos, foram sendo ampliados. Comum a todos eles, a prioridade a alunos com baixa renda familiar. Na Fundação Cecierj, o PVS teve o objetivo inicial de ajudar alunos do interior a conquistar as oportunidades do Consórcio Cederj, que disponibiliza vagas de ensino a distância nas universidades públicas em todo o estado. Hoje, ele prepara também com foco no Enem, na Uerj e na Uenf. Por ano, o curso atende a 10 mil alunos.

As aulas, que acontecem em 50 polos instalados em todas as regiões do estado, começam em junho. "Apesar do direcionamento para as quatro provas específicas, o conteúdo se aplica a qualquer processo seletivo para ingresso em curso de graduação. Em caso de disputa por vagas, terão prioridade os alunos que tiverem renda familiar abaixo de R$ 1,3 mil", diz Luiz Bento, coordenador do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj, órgão vinculado ao governo estadual.

Na PUC-Rio, o 'Pré-Vestibular Comunitário Seja ' é mantido pela Pastoral Universitária Anchieta. As inscrições acontecem no mês de novembro. São três turmas por ano, num total de 150 estudantes. As aulas são dadas por professores e alunos da PUC-Rio, nas salas de aula da universidade, na Gávea. "O programa começou para preparar filhos de funcionários terceirizados da instituição, mas foi ampliado para atendimento à população de baixa renda que vive em regiões próximas", diz Leandro Assis, coordenador do 'Pré-Vestibular Comunitário Seja '.

Agostinho Filho e Jonathan Nascimento estão na mesma classe do curso da PUC-Rio, e pretendem cursar a faculdade de Direito. Para Agostinho, que mora na Cruzada São Sebastião, o próprio fato da necessidade da existência de cursos de pré-vestibular social ou comunitário é um sinal de que a sociedade precisa mudar. Em especial, na educação. "O ideal é que houvesse igualdade de oportunidades para todos. Não posso ficar sentado esperando que isso aconteça. Por isso, quero usar o Direito como ferramenta para contribuir para mudanças", argumenta. Jonathan, que vive na Chácara do Céu, segue a mesma linha de raciocínio. "O programa oferece uma trilha importante para a gente. Mas quem faz um pré-vestibular privado, ainda sai em vantagem", diz.

Você pode gostar
Comentários