Chopp - Divulgação
ChoppDivulgação
Por Bernardo Costa

Rio - O Sebrae RJ lançou edital para programa de capacitação em gestão voltado para pequenos empresários da área de alimentação, que sejam proprietários de bares/botequins e hamburguerias localizadas na Zona Norte do Rio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no link https://bit.ly/2I7E44d, até o dia 25 deste mês.

A qualificação começa em junho e vai até dezembro, com encontros coletivos semanais e consultorias individuais. Segundo Louise Nogueira, analista do Sebrae RJ, o conteúdo envolve noções sobre gestão financeira e de pessoas, marketing e mercado. Após as inscrições, serão selecionados 35 representantes de pequenas empresas.

Para Louise, a maior deficiência dos pequenos empresários do setor se refere à gestão. Nesse eixo de capacitação, serão abordados temas como fluxo de caixa e demonstrativo de resultados.

"Os empresários irão aprender a colocar na ponta do lápis os valores que entram e saem da empresa. Quais são os custos fixos e os variáveis, e os lucros obtidos. O demonstrativo de resultados é o produto dessas análises, e deve ser feito mensalmente", diz Louise, que estipula a taxa mínima de 8% de lucro para o negócio se manter ativo.

Na área de marketing, os participantes vão aprender estratégias para fidelizar clientes, tanto offline, com a implantação de promoções casadas e cartão fidelidade, quanto online, por meio de redes sociais. "A maioria dos pequenos empresários utiliza as mídias, mas pecam na hora do planejamento e medição de audiência", diz.

Em relação ao mercado, os consultores do Sebrae RJ irão ensinar os participantes a estreitar relações com os fornecedores. "Como negociar preços mais vantajosos e encontrar novos fornecedores são temas desse eixo", diz.

As empresas inscritas devem estar em atividade há pelo menos seis meses.

Você pode gostar
Comentários