A primeira turma do curso 'Formação Técnica em Teatro': jovens terão possibilidade de registro profissional - Divulgação
A primeira turma do curso 'Formação Técnica em Teatro': jovens terão possibilidade de registro profissionalDivulgação
Por

Alunos de escolas públicas do Rio e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Degase terão oportunidade de formação profissional em Teatro. As aulas serão na Casa de Cultura Laura Alvim e num espaço cedido pelo Metrô Rio. A duração é de 15 meses, num total de 1,2 mil horas. A primeira turma já está formada. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a previsão é que sejam abertas outras turmas após a classe inaugural. As inscrições serão pelo site do Instituto Arcadia: www.institutoarcadia.com.br.

Além da capacitação técnica, os estudantes terão a Carteira de Trabalho assinada e receberão salário por meio do Programa Jovem Aprendiz. O curso 'Formação Técnica em Teatro' terá aulas práticas e teóricas, que envolvem interpretação de textos e personagens, ensaio de obras dramáticas, desenvolvimento de procedimentos de interpretação e de pesquisas, e demonstração de competências pessoais. Após a conclusão das aulas, os alunos terão que encenar uma peça teatral.

registro profissional

De acordo com o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, há a possibilidade de os alunos obterem o DRT, o registro profissional de ator, após a conclusão das aulas. "Estamos trabalhando para isso, e o estudante com melhor rendimento ganhará uma bolsa integral no curso de Cinema da Estácio de Sá", adiantou Victer.

O projeto foi criado pela Seeduc e pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com os institutos Arcadia e Invepar e com o Metrô Rio, apoiado pelo RioSolidario e pelo Ministério do Trabalho. O lançamento aconteceu na última quarta-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, no bairro de Ipanema. "Os participantes também aprenderão técnicas de direção, cenografia, sonoplastia e outros ensinamentos adotados nos campos da arte e da cultura", diz o secretário estadual de Cultura, Leandro Monteiro.

Em relação aos jovens que cumprem medidas no Degase, podem participar do projeto aqueles que estão no regime de semiliberdade.

Você pode gostar
Comentários