Piraquê fecha parceria com Ciee para qualificar jovens carentes para o cargo de Auxiliar de Produção - Divulgação/Renan Bacellar
Piraquê fecha parceria com Ciee para qualificar jovens carentes para o cargo de Auxiliar de ProduçãoDivulgação/Renan Bacellar
Por Bernardo Costa

A vaga como degustadora na Piraquê tem contribuído para o crescimento profissional de Vitória Régia, de 18 anos. Além das habilidades que vem desenvolvendo, a oportunidade na empresa garantiu seu retorno aos estudos, pois ela havia interrompido o Ensino Médio para trabalhar. "Minha carga horária agora é reduzida para que eu possa terminar a escola", diz Vitória. A adolescente integra um grupo de 114 jovens entre 18 e 21 anos que fazem parte do quadro de funcionários da empresa. A previsão é de mais contratações no segundo semestre. Uma das portas de entrada será por meio do curso de Auxiliar de Produção, que está com inscrições abertas até o dia 22 de junho. (informações no quadro ao lado).

Na primeira turma do curso, que foi desenvolvido em conjunto com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), a Piraquê oferece 20 vagas para jovens com baixa renda familiar. Os selecionados receberão bolsa estudantil de R$ 569, vale-transporte, seguro de vida e alimentação na empresa.

Ao longo do treinamento, que envolve aulas práticas e teóricas, os jovens serão avaliados. Segundo Alessandro Franca, gerente de Recursos Humanos da Piraquê, os que apresentarem melhor desempenho serão contratados para o cargo de Auxiliar de Produção. "A primeira será uma avaliação de adaptação. Após 60 dias, tem início a análise de desempenho de cada jovem. Além disso, os participantes terão acompanhamento pedagógico no Ciee e na Piraquê", explica Alessandro Franca.

 

 

A grade curricular do curso foi desenvolvida a partir da experiência dos funcionários da Piraquê na fábricas da empresa, que ficam em Madureira, na Zona Norte do Rio, e em Queimados, na Baixada Fluminense.

De acordo com Alexandre Colombo, diretor de marketing da Piraquê, o curso pode ser a chance de primeiro emprego para jovens que tentam entrar no mercado de trabalho. "Com essa especialização, apostamos que os jovens poderão conquistar diversas oportunidades no mercado, pois acreditamos que o primeiro emprego é a base para consolidação de qualquer carreira", diz Alexandre Colombo.

Vitória Régia, citada no começo da reportagem, atua nos supermercados oferecendo produtos da marca a potenciais clientes. Ela quer seguir carreira na área de Administração ou Recursos Humanos e pretende crescer na empresa. "Criei um vínculo forte com a Piraquê. E sinto que posso avançar", diz.

inscrições
Publicidade
PRÉ-REQUISITOS
Para concorrer às vagas do curso de Auxiliar de Produção, os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail jovemaprendizindustria@gmail.com. Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter idade entre 18 e 21 anos são pré-requisitos.
Publicidade
GRADE CURRICULAR
As aulas teóricas terão noções de informática, ética, história da industrialização no Brasil e no mundo, entre outras disciplinas. Já na parte prática, os alunos vão aprender as atribuições do cargo, que engloba a preparação de materiais para a linha de produção, separar itens para reaproveitamento, executar a montagem do pallet e cuidar da organização do setor.
Publicidade
OUTRAS DISCIPLINAS
O curso também conta com matérias como Trabalho e Cidadania, Segurança no Trabalho, Uso Racional da Água, Português, Matemática, Direitos do Trabalhador, Formas Alternativas de Geração de Trabalho e Renda na Juventude.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários