A capacitação promovida pelo Sebrae é voltada para pequenos empresários e microempreendedores individuais durante toda semana - Divulgação
A capacitação promovida pelo Sebrae é voltada para pequenos empresários e microempreendedores individuais durante toda semanaDivulgação
Por

Começou, na última segunda-feira, a Semana do MEI, promovida pelo Sebrae em todo o país. No Estado do Rio, o evento terá atividades até o próximo sábado, com capacitações voltadas para o microempreendedor individual (MEI). Serão oficinas, palestras e orientações técnicas sobre obrigações legais, legalizações, formalização, alteração e baixa. Dúvidas sobre o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) também serão esclarecidas. A expectativa é atender 5 mil potenciais empresários e empreendedores que vão participar de mais de 40 capacitações e oficinas gratuitas.

É o caso de Renato Braz, microempreendedor de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, que recentemente formalizou sua empresa de produtos de limpeza. "Esta é uma oportunidade excelente para aprender mais sobre o MEI. Para quem está começando, fica a expectativa de crescimento e a segurança da formalização, como a emissão de nota fiscal, muitas vezes exigidas pelos clientes. Quero expandir meus negócios e, para isso, é fundamental seguir as vias legais", diz o proprietário da Limpouflex.

Neste ano, a mobilização também terá como foco a orientação para estimular vendas. A medida é uma tendência apontada pelos próprios microempreendedores a última pesquisa do perfil do MEI mostrou que 31% deles apontam a dificuldade de conquistar cliente como o principal problema e outros 25% dos que fecharam o negócio relataram que não tinham lucro.

MELHORIAS

Na abertura do evento, foi assinado um termo de adesão para a melhoria do ambiente de negócios dos empreendedores locais. A iniciativa contou com o apoio do Sebrae-RJ, da Prefeitura do município e a Frente Nacional de Prefeitos. Em todo o Estado do Rio, são mais de 784 mil microempreendedores individuais. Desses, 330 mil estão localizados na capital fluminense. Outros 40 mil estão em São Gonçalo, onde ocorrerá o evento principal.

AÇÕES DIRECIONADAS

O projeto prevê uma série de políticas públicas com foco no microempreendedor individual. As ações contemplam simplificação de procedimentos para licenciamento, redução da inadimplência, inclusão do MEI nas compras públicas da prefeitura, criação de uma rede de agentes de desenvolvimento e atendimento aos empreendedores das comunidades. Para participar da Semana do Microempreendedor Individual 2018, os interessados devem realizar a inscrição pelo telefone 0800 570 0800. A ligação é gratuita.

Você pode gostar
Comentários