Receita de turismo internacional contribuiu para o crescimento - Sandro Vox / Agência O Dia
Receita de turismo internacional contribuiu para o crescimentoSandro Vox / Agência O Dia
Por RENAN SCHUINDT

O franchising brasileiro mantém sua trajetória de recuperação gradual. No primeiro trimestre deste ano, a receita do setor teve crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento passou de R$ 36,9 bilhões para R$ 38,8 bilhões. Destaque para o segmento de Hotelaria e Turismo, que teve um crescimento de 15% no mesmo período. O resultado expressivo demonstra a recuperação do segmento que já havia registrado um crescimento de 31% no primeiro trimestre de 2017. Os dados constam na pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No estágio final para entrar no setor, a Vai Voando, empresa que estimula o empreendedorismo entre os moradores de favelas e periferias, aposta no segmento para crescer ainda mais. No mesmo período do levantamento, a Vai Voando registrou crescimento de 43% em comparação ao ano passado. "Para que o nosso crescimento seja mais ordenado, a entrada no setor de franquias se tornou primordial. O nosso negócio continuará focando suas atividades na qualificação no empreendedorismo e na identificação com o público das comunidades", diz o diretor Luiz Andreaza.

A empresa credita os números às novidades implementadas ao longo do ano, como a venda de hospedagem pré-paga via boleto no mesmo sistema de vendas das passagens aéreas, com parcelamento e sem consulta de crédito. O uso da realidade virtual como ferramenta de vendas e a parceria com redes populares também auxilia o crescimento do negócio. Atualmente, a Vai Voando possui mais de 530 pontos de vendas espalhados em todo o país. Além do Rio, Fortaleza, Recife, Salvador, São Paulo e João Pessoa aparecem entre os principais destinos.

Ainda de acordo com o levantamento realizado pela ABF, o aumento da receita do turismo internacional, a expansão de 4,9% em número de unidades, além do desenvolvimento do e-commerce contribuíram para o crescimento no setor.

OUTROS SEGMENTOS

O segundo melhor desempenho ficou com o segmento de Serviços e Outros Negócios, que cresceu 9,3% no mesmo período. O resultado foi impulsionado, especialmente, pelas franquias ligadas à área de logística, que registrou um aumento do volume de cargas transportadas no período. Entretenimento e Lazer alcançou o terceiro lugar, com variação de 7,8%. O segmento acelerou a abertura de novas unidades (4,6%) e contou com a diminuição do endividamento das famílias e o bom resultado do ramo de brinquedos e games, auxiliado pela baixa inflação.

Você pode gostar
Comentários