Foliões curtem bloco AfroReggae no Centro do Rio - Fernando Maia / RioTur
Foliões curtem bloco AfroReggae no Centro do RioFernando Maia / RioTur
Por O Dia

Rio - No mês de junho, o Rio se torna a capital da bicicleta quando recebe o maior evento sobre mobilidade urbana por bicicletas do mundo. Ao longo de quatro dias, de 12 a 15 de junho, a Velo-city 2018 reunirá cerca de 2 mil participantes, unidos pela temática da mobilidade urbana.

O enredo da conferência é resumido nos seguintes pontos: Aprenda a viver para alcançar felicidade e qualidade de vida, pois precisamos integrar a vida e o transporte gerando uma economia viva. A cidade do futuro é uma cidade com acesso à vida.

A conferência Velo-city apresenta conexões com educação, transporte, turismo, lazer, cultura, inovação, sustentabilidade e políticas públicas. São debates, plenárias e palestras que reúnem os maiores nomes da mobilidade por bicicletas do mundo e, para completar o conteúdo do evento, 165 trabalhos acadêmicos de empresas, prefeituras e organizações da sociedade civil selecionados de vários países serão apresentados.

A Velo-city é uma realização da Federação Europeia de Ciclistas (ECF – European Cyclists’ Federation) em parceria com a Prefeitura do Rio, através da Riotur. "Depois de realizar a Velo-city na Europa, América do Norte, Austrália e Ásia, o Conselho da ECF tomou uma decisão unânime de promover uma edição sul-americana da Velo-city: e o Rio foi a escolha mais evidente", afirma o presidente da ECF, Manfred Neun.

“Nesses dias que abrigará a Velo-City, o Rio de Janeiro se transforma na capital mundial da bicicleta, um meio de transporte saudável, não poluente e sustentável, excelente alternativa para nossa cidade. Ano passado, estive na Holanda, última edição do evento, e recebi as chaves para ser anfitrião da edição de 2018 e puder sentir de perto o amor dos holandeses pela bicicleta", conta o prefeito do Rio Marcelo Crivella.

Escolhida em 2015 para sediar o evento deste ano, a cidade do Rio de Janeiro faz jus à seleção, especialmente pela conexão orgânica deste importante meio de transporte com a cultura da cidade. “A bicicleta é a cara do Rio e queremos apresentar ao mundo nosso potencial para o cicloturismo e como esse meio de transporte está incorporado ao nosso cenário.”, explica Marcelo Alves, presidente da Riotur.

Plenárias em destaque

O programa abrangente da Velo-city vai além da abordagem acadêmica ou política, trazendo o viés social da mobilidade urbana aplicado à vida prática. Ao todo, são oito sessões plenárias, sendo duas por dia, ocupando local de destaque. Acontecem ainda sessões paralelas, sendo oito delas dedicadas à pesquisa científica sobre a bicicleta como meio de transporte, formando o Scientists for Cycling, um compilado de trabalhos selecionados pela ECF em parceria com a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentados por estudiosos de todo o mundo. A equipe do programa que recebeu os mais de 300 trabalhos enviados e os avaliou junto a ECF, para seleção dos 165 palestrantes de 34 países é da organização carioca

Transporte Ativo

Então, o que você está esperando? As inscrições estão abertas. Acesse: www.velo-city2018.rio e inscreva-se.  Há poucas vagas para esse grande evento mundial.

E o Carnaval já começou na RIOTUR

O Carnaval já começou mesmo. A RIOTUR antecipou em muito o inicio das reuniões relativas à Festa de Momo, porque, decisivamente, segundo o seu Presidente Marcelo Alves, não se repetirão nenhum dos problemas registrados em 2017, em busca do melhor Carnaval de todos os tempos. Portanto, em 2019, os desfiles carnavalescos dos chamados mega blocos, que arrastam mais de 200 mil foliões pelas ruas da cidade, na Zona Sul do Rio está descartada.

Em reuniões realizadas na segunda-feira (7), com Dirigentes dos mega blocos, representantes das associações de moradores de bairros, como Botafogo, Leblon e Gávea e representantes de Órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, CET-Rio e Comlurb etc.

Foram discutidas opções de locais paras o desfile fora dos bairros. Marcelo Alves foi enfático ao afirmar que não havia mais espaço para blocos na Zona Sul. "Quero deixar claro que aqui (Zona Sul) não mais. Não tem espaço. Posso garantir: Copacabana, Leblon, Ipanema, Botafogo e Flamengo não têm condição de receber megasblocos. Esse é um ponto definitivo. Estamos buscando outro espaço. Hoje é só o Centro: Antônio Carlos e Primeiro de Março que tem", questiona.

Haverá uma nova reunião no dia 23 de maio onde os envolvidos (órgãos públicos e mega blocos) possam trazer novas propostas de locais.  É isso. A promessa de Marcelo e, portanto da RIOTUR, é trocar as frase "O MAIOR CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS" pela "O MELHOR CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS", afinal, ele deve ser melhor para que participa do evento.

Boa RIOTUR

Por falar em Revellion, ele terá mais que uma noite só esse ano, terminando no dia 6 de janeiro e isso já garantiu, nesse momento, à Rede Hoteleira da Cidade uma ocupação já confirmada de 50% com expectativa de mais de atingir mais de 90% e por muito mais que 3 ou 4 dias.

O Rio de Janeiro continua lindo e cheio de eventos. #vemprorio no Revellion, no Carnaval, o ano todo, pois a festa só começou.

Você pode gostar