Marca de bares itinerante Santo Bier aposta nas franquias, segmento que fatura R$ 38 bilhões
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Marca de bares itinerante Santo Bier aposta nas franquias, segmento que fatura R$ 38 bilhões Reprodução Facebook
Por RENAN SCHUINDT

Músicos estão deixando as notas musicais de lado para dedilhar números de cifras investidas no negócio na calculadora. O guitarrista Raphael Lanfredi encontrou o refrão da sua carreira ao reformar uma kombi para investir em uma empresa sobre rodas dedicada à comercialização de bebidas. O vocalista Yuri Reis apostou em carreira solo à frente da Santa Kombi, também especializado na venda de drinks.

Com vontade de empreender desde cedo, Raphael seguiu uma tendência de mercado, como aponta o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo o órgão, o último trimestre foi bastante positivo para o setor, que contou com um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 36 bilhões para R$ 38 bilhões.

Além de bater ponto na Rua Riachuelo, em região boêmia da Lapa, o Santa Kombi também atua em eventos privados - Divulgação/Santa Kombi

Há seis anos, Lanfredi enxergou uma oportunidade de negócio para tocar em paralelo à carreira como músico. Ele investiu R$ 14 mil na compra e reforma de uma kombi, onde montou a primeira unidade da Santo Bier. O negócio funciona da seguinte forma: um cliente interessado entra em contato para contratar uma espécie de serviço exclusivo para um grupo de pessoas. Antes de contratar o serviço, passa por uma espécie de entrevista. Tudo é levado em conta, como o número de convidados, as bebidas preferidas e até mesmo os pratos que serão servidos na festa. A etapa serve para que a empresa possa apresentar opções de marcas e tipos de bebidas. São mais de cem rótulos à disposição, entre cerveja, chopp e até champagne.

Hoje, são 25 unidades franqueadas em seis estados. A expectativa é ousada: dobrar este número até o fim do ano. "Sempre gostei de produção de eventos e vi que havia uma demanda nesta área. Durante os eventos, muitos amigos e até desconhecidos vinham nos perguntar sobre a possibilidade de levarmos o bar para festas. Apostei na ideia e deu certo", diz o empresário.

MERCADO

Para este ano, o Santo Bier projeta um faturamento alto, seguindo a tendência de crescimento do setor: R$ 4 milhões. "Entendemos que o mercado de serviços e o mercado de bebidas serão pilares no crescimento da economia nos próximos anos. Estamos nos estruturando para aproveitar da melhor forma esta oportunidade", conclui Raphael Lanfredi se referindo às futuras unidades.

Para quem deseja se tornar franqueado, é possível optar pelos sistemas Truck ou Carro Santo. O investimento inicial é de R$ 40 mil, além de uma taxa de royalties de R$ 700 pagos mensalmente. Entre 2006 e 2016, o consumo de bebidas alcoólicas per capita no Brasil chegou a 8,9 litros, crescimento de 43,5%.

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