Selecionados pelo projeto irão atuar por 15 horas semanais, que deverão ser cumpridas em três dias da semana durante um ano - Reprodução
Selecionados pelo projeto irão atuar por 15 horas semanais, que deverão ser cumpridas em três dias da semana durante um anoReprodução
Por

Rio - Moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, podem se inscrever para atuarem como agentes comunitários em áreas carentes da cidade. As inscrições são gratuitas. Os selecionados receberão ajuda de custo mensal de R$ 650 para atuar por 15 horas semanais, que deverão ser cumpridas em três dias da semana durante o período de um ano. A seleção será feita pelo Projeto Educ, elaborado em parceria entre a ONG Guardiões do Mar e o Programa Petrobras Socioambiental. O projeto também seleciona interessados em participar de Oficinas de Formação de Lideranças Comunitárias. Os alunos serão capacitados para elaborar projetos em busca de apoio e serviços básicos.

Os jovens selecionados para atuar como agentes comunitários serão capacitados, monitorados e credenciados para promoverem ações de educação ambiental e replicarem o conhecimento adquirido, orientando os domicílios que se inscreverem no Programa de Coleta Seletiva Comunitária.

Para se candidatar às vagas, os interessados devem ter idade entre 18 e 29 anos, já ter cursado ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental e residir em uma das cinco comunidades em que o Projeto Educ atua: Vila Serafim, Centro de Campos Elíseos, Saraiva, Bom Retiro e Parque Marilândia.

De fevereiro a 30 de março deste ano, o Projeto Educ foi responsável por 1.261 visitas em residências de Duque de Caxias para a elaboração de um diagnóstico local. A ideia é entender as principais necessidades dos moradores dessas localidades e prepará-los para enfrentar problemas cotidianos, como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos.

Contato direto

No momento, o Projeto Educ realiza um diagnóstico junto à população para identificar as principais demandas dos moradores que possam ser trabalhadas de forma participativa pelos membros do Ecoclube. Os questionamentos estão sendo feitos de porta em porta.

Inscrições

- Pelo Facebook

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas páginas do Facebook: www.facebook.com/projetoeducoficial/ ou www.facebook.com/guardioesdomar. A ONG Guardiões do Mar atua na sistematização de diferentes modelos de intervenção social que contribuam para a redução das desigualdades sociais.

- Outros projetos

O projeto também desenvolve cursos de capacitação para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e de educação socioambiental. Essa preparação possibilitará aos participantes buscarem apoios por meio de editais para as suas comunidades.

Você pode gostar
Comentários