Ciee-Rio e Setrab organizam cursos com orientações para quem está à procura de emprego. Ministério do Trabalho oferecerá 50 cursos até o fim do ano - Divulgação
Ciee-Rio e Setrab organizam cursos com orientações para quem está à procura de emprego. Ministério do Trabalho oferecerá 50 cursos até o fim do anoDivulgação
Por O Dia

Rio - O cuidado com a qualificação profissional se torna um importante trunfo na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho em meio à onda de 27 milhões de desempregados no país, segundo o IBGE. Nesse cenário, até ações do poder público podem ajudar quem está correndo atrás do prejuízo. Em conjunto com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-Rio), o governo estadual organizou 14 workshops com oportunidades para aprender como agir em entrevistas e preparar currículos. Na última quarta-feira, o Ministério do Trabalho lançou novos serviços digitais para aproximar empregador e trabalhador.

No Rio, as aulas que surgiram em uma parceria entre o Ciee-Rio e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), do governo estadual, começaram na semana passada e se estendem até 29 de junho, nas Casas do Trabalhador de Manguinhos e da Ilha do Governador.

Só nesta semana, ocorrerão duas aulas. Nesta segunda-feira, será o curso 'Postura Profissional', na Casa do Trabalhador da Ilha. Na quarta-feira, os alunos terão acesso ao workshop 'Mitos e Verdades sobre Dinâmicas de Grupo', na Casa do Trabalhador de Manguinhos. O curso ocorrerá em dois horários. Pela manhã, das 9h às 12h. E, à tarde, das 14h às 17h.

Cursos Online

A partir de junho deste ano, a Escola do Trabalhador do Ministério do Trabalho oferecerá dez novos cursos online. Ao todo, são 31 cursos online. A meta é oferecer 50 até o fim de 2018.

O Ministério do Trabalho também anunciou novidades. O aplicativo Sine Fácil Empregador vai permitir que a empresa cadastre vagas e consulte currículos no sistema, interagindo com o Sine Fácil Trabalhador, onde os trabalhadores credenciam os seus currículos. "Os serviços buscam a aproximação entre a empresa que oferece vagas e o trabalhador que busca oportunidade, utilizando a tecnologia para modernizar e simplificar o processo de contratações no país", disse o ministro Helton Yomura, na cerimônia de lançamento do projeto, em Brasília.

Iniciativas

- Cursos no Rio

Interessados em participar dos cursos oferecidos pela Setrab em parceria com o Ciee-Rio deverão levar a uma das Casas do Trabalhador a fotocópia de RG, CPF e o comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Casa do Trabalhador da Ilha ainda terá cinco cursos, dados até 25 de junho. Em Manguinhos, serão outros cinco workshops, marcados até 29 de junho.

- Aplicativo

Aplicativo criado para empregadores terem acesso a serviços de intermediação de mão de obra da Rede Sine, o Sine Fácil Empregador já está disponível para download na versão Android. O empregador pode cadastrar vagas, consultar currículos e o nome dos candidatos no banco de dados do Ministério do Trabalho, além de convocar entrevistas e processos seletivos. A Escola do Trabalhador oferecerá aos trabalhadores dez novos cursos online.

Você pode gostar
Comentários