Zacaro Barber Shop é 
uma das mais procuradas 
no bairro do Cachambi - Divulgação
Zacaro Barber Shop é uma das mais procuradas no bairro do CachambiDivulgação
Por RENAN SCHUINDT

O Brasil já é considerado um dos maiores mercados de beleza do mundo. Em relação ao consumo, está atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Em 2017, o segmento foi o que mais cresceu em faturamento comparado ao ano anterior, com alta de 12%. No ano passado, o segmento de barbearias movimentou cerca de R$ 20 milhões na economia brasileira, de acordo com Euromonitor International. Já um estudo realizado pelo Instituto Qualibest aponta que 43% dos homens se consideram vaidosos e 54% frequentam regularmente salões e barbearias. Em meio ao bom momento, redes de barbearias passam a expandir a sua área de atuação para bairros residenciais.

É o caso da rede de barbearias Club Men Salon, que abriu uma nova unidade na Vila Valqueire, na Zona Norte do Rio, e aposta nos bairros em desenvolvimento para instalar as suas franquias. A Zacaro Barber & Tattoo Shop escolheu como ponto de partida o bairro do Cachambi, também na Zona Norte. E já aparece como uma das mais procuradas pelo público da região, onde não há muitas opções desse tipo de empreendimento.

Uma franquia da Club Men Salon foi aberta na Vila Valqueire e é uma das mais rentáveis da empresa - Divulgação

Antes de escolher um local para instalar uma nova unidade do Club Men Salon, uma equipe geoestratégica faz uma pesquisa detalhada para atestar a viabilidade do negócio. Fluxo de pessoas, número de estabelecimentos que oferecem serviço semelhante e potencial econômico da região são alguns itens levados em consideração. "Tudo é feito de forma rigorosa para atender a demanda e a expectativa de nosso franqueado. Todas as nossas unidades foram bem-sucedidas", garante o proprietário Rodrigo Guimarães. São quatro anos desde a abertura da primeira loja, na Barra da Tijuca. Atualmente, são oito franquias, divididas entre Rio e São Paulo. Mas a unidade da Vila Valqueire é a mais rentável da rede. "Essa unidade chegou ao equilíbrio do negócio já no primeiro mês de operação, retornando todo investimento em menos de um ano", diz Rodrigo.

OPORTUNIDADE QUE FALTAVA

Os irmãos Fernando e Fábio Zacaro inauguraram a Zacaro Barber & Tattoo Shop no Cachambi. E, após apenas três meses de funcionamento, já contam com uma carteira de cerca de 700 clientes número considerado alto para um empreendimento recém-inaugurado.

Na Zacaro, além de cortar o cabelo ou fazer a barba, o cliente também conta com o serviço de tatuagens, feito por especialistas na área. Enquanto esperam a sua vez ou até mesmo durante o atendimento, os clientes têm a disposição uma carta com diversas opções de cerveja para degustar. "O desejo maior era abrir um empreendimento, não necessariamente uma barbearia. Na adolescência, falávamos sobre independência financeira. Hoje, vemos que as coisas aconteceram no tempo certo", diz Fábio Zacaro.

PONTO CERTO

A escolha do ponto também foi determinante para os irmãos. "Moramos por muito tempo no Cachambi e vimos que existia uma demanda por melhores serviços no setor ali na região. Nosso objetivo é levar atendimento de qualidade para o coração da Zona Norte do Rio. Queremos que a Zacaro seja um ambiente não só de serviço, mas de lazer. A nossa ideia é valorizar a região e incentivar outros empreendedores a fazer o mesmo", argumenta Fábio.

Você pode gostar
Comentários