O banco é a 10ª maior instituição financeira dos EUA e o sétimo maior banco privado do país, com ativos de 373,6 bilhões de dólares - Reprodução/ Pixabay
O banco é a 10ª maior instituição financeira dos EUA e o sétimo maior banco privado do país, com ativos de 373,6 bilhões de dólaresReprodução/ Pixabay
Por Herculano Barreto Filho

Rio - Os avanços tecnológicos mobilizam cinco eventos distintos na capital num intervalo de cinco dias. Um dos principais assuntos em discussão é a expansão do e-commerce. O setor movimentou R$ 59,9 bilhões no país em 2017, registrando crescimento de 12% em comparação ao ano anterior. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a Neomove, especializada em mapeamento de dados. Aliás, a tendência é que esse percentual de aumento se mantenha nos próximos anos, segundo pesquisa da Forrester Research. O estudo aponta que as vendas na internet no país vão dobrar até 2021.

Dois dos eventos ocorreram nesta quarta-feira. A Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj) reúne representantes do segmento para falar sobre a tecnologia voltada ao varejo a partir das 8h30, no Windsor Barra Hotel. Um dos principais temas de discussão no Asserj Conecta é o crescimento do e-commerce no setor. "O e-commerce não vai acabar com as lojas físicas. É apenas um canal a mais para que o consumidor possa fazer compras. A tecnologia é o tema do momento. No varejo, ela serve para melhorar os processos logísticos, para que o produto chegue mais rápido", explica Fabio Queiroz, presidente da Asserj.

Também às 8h30, no salão nobre do prédio da Bolsa de Valores, no Centro, o Sebrae-RJ e a Associação Brasileira de Franchising do Rio (ABF Rio) organizam o 'Fórum Digital Como a tecnologia está mudando a forma de fazer negócios'. "Esse encontro trata de inovações e tendências que agregam valor ao mercado", argumenta Eliane Bernardino, presidente da ABF Rio.

APLICATIVO COM NOVAS IDEIAS

No sábado, a segunda edição do 'RiseUp!' estima receber 4 mil pessoas no Riocentro, na Barra. Com o objetivo de incentivar os jovens a empreender, os organizadores planejam criar um aplicativo para que o próprio público registre as suas ideias. Na próxima segunda-feira, o Clube Empreendedor-RJ sedia o MeetUp XTech, no WeWork Carioca, no Centro do Rio. A ideia é discutir soluções para o e-commerce. "O comércio eletrônico é mais fácil de operar e gerir do que uma loja física. A equipe pode ser reduzida, economizando tempo e dinheiro", garante Luís Claudio Souza Leão, diretor-presidente do Clube do Empreendedor-RJ.

Até o setor de beleza está de olho nas mudanças promovidas pelas novas tecnologias. Também na próxima segunda-feira, ocorrerá a primeira edição do Fórum Digital da Beleza, no Centro de Convenções da Bolsa de Valores, no Centro. O evento irá abordar as oportunidades digitais para os estabelecimentos do setor, com o objetivo de aumentar o faturamento.

FÓRUM DIGITAL

O 'Fórum digital Como a tecnologia está mudando a forma de fazer negócios ocorrerá hoje, das 8h30 às 13h, na Bolsa de Valores, na Rua do Mercado 12, Centro. O encontro, organizado pela ABF Rio e pelo Sebrae-RJ, será gratuito, e irá abordar as novas tendências do varejo digital. Informações pelo telefone 2504-7573 ou pelo site eventos@abfrj.com.br.

ASSERJ CONECTA

O encontro acontecerá das 8h30 às 18h20 de hoje, no Windsor Barra Hotel, na Avenida Lúcio Costa 2630. O evento, gratuito para varejistas, irá apresentar novidades tecnológicas. Informações: asserj.com.br.

RISEUP!

O evento será no sábado, das 10h às 19h, no Riocentro, na Barra. O evento, idealizado por Marcelo Crivella Filho, contará com a participação do ex-jogador Jorginho, tetracampeão mundial na Copa de 1994 e fundador do Instituto Bola Pra Frente. Inscrições são gratuitas. Informações pelo site www.eventoriseup.com.br.

EMPREENDEDOR

Na próxima segunda-feira, às 18h30, o Clube Empreendedor-RJ discute soluções para o e-commerce no WeWork Carioca, na Avenida Almirante Barroso 81, Centro. Inscrições pelo site https://materiais.clubeempreendedorrj.com.br/meet-up-xtech

GRÁTIS PARA LEITORES

O evento, em parceria entre o Sebrae-RJ e o Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Rio (Sinbel), será na próxima segunda-feira, às 13h, no centro de convenções da Bolsa de Valores, na Rua Quinze de Novembro 20, Centro. Os cem primeiros leitores do DIA que ligarem para 0800-570 0800 e informarem o código ODIA2018 ganharão ingresso gratuito para o encontro, que irá falar sobre oportunidades digitais para o setor. Mais informações pelo site www.forumdigitaldabeleza.com.

Você pode gostar
Comentários